25/08/2020

Atos dos apóstolos 15 - A vida é assim mesmo

 

Atos 5.12 a 42

Quero começar com uma pergunta. O que se quer dizer quando se fala:

“Fica assim não, a vida é assim mesmo”.

Essa expressão é uma faca de dois gumes, pois corta dos dois lados: Pode se estar comunicando otimismo (dizendo: Calma! Essas coisas acontecem, mas vai melhorar. Persevere) ou conformismo (afirmando: Contente-se! Essas coisas acontecem e você não tem como mudar. Conforme-se). Seja como for, essa frase, geralmente, é usada na forma de auto-ajuda-barata (mas, em nada ajuda, pois não delimita as razões nem determina as soluções, quando muito, infla a força de vontade).

Agora, há a forma bíblica de se utilizá-la, a forma realmente esperançosa:

“Fica assim não, a vida é assim mesmo, essas coisas acontecem… Deus é soberano sobre tudo e sobre todos, ele “age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romanos 8.28).

Portanto, “a vida é assim mesmo”, não por fatalismo, sina ou destino, mas porquê Deus, em função de nossos pecados (que, logicamente, trazem-nos consequências), sujeitou todas as coisas ao seu propósito soberano e gracioso.

Romanos 8.18 a 21 “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. Pois ela foi submetida à inutilidade, não pela sua própria escolha, mas por causa da vontade daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus”.

Tais considerações nos trazem ao nosso texto de hoje.

Atos 5.12 a 42, trata da vida, da vida dos cristãos, da vida da igreja, da vida que realmente importa ser vivida. Jesus é a vida, crendo nele é que se vive (João 11.25), sem ele todos estão mortos em seus pecados (Efésios 2.1), nele nós temos vida e a temos em abundância (João 10.10).

Pois bem, o que significa ser cristão, ser igreja e viver como cristãos e igreja neste mundo? Atos 5.12 a 42 nos mostra como é a vida de Cristo em nós e na igreja, revela-nos como a vida cheia da vida deve ser vivida.

Portanto, sob o tema: A vida é assim mesmo, permitam-me dividir esse texto em quatro partes, explicando como é a vida vivida com a vida de Cristo.

Veremos: Isso que é vida. Livres para viver. Sem medo de viver. Surpresas da vida.

1 - Isso que é vida! (Atos 5.12 a 16)

Isso que é vida! Geralmente nos expressamos assim quando estamos no bem bom ou algo de muito bom acabou de nos acontecer. Tem a ver comigo. Eu. Nada de errado, necessariamente, só que, olhando para a Bíblia, vida boa é a vida repartida com outras vidas: Em comunhão e em cuidado.

Observe

Atos 5.12 a 16 “Os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas entre o povo. Todos os que creram costumavam reunir-se no Pórtico de Salomão. Dos demais, ninguém ousava juntar-se a eles, embora o povo os tivesse em alto conceito. Em número cada vez maior, homens e mulheres criam no Senhor e lhes eram acrescentados, de modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava. Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos, e todos eram curados”.

Isso que é vida! Vida na comunhão da igreja. Vida dedicada ao cuidado dos que mais precisam (física e espiritualmente falando). A vida em comunhão é tão boa que corremos sempre o risco de nos trancarmos na igreja, almejando que os outros venham a nós (Atos 5.16). No entanto, a vida boa, conforme a Bíblia, é a vida fortalecida na comunhão da igreja e repartida aos que mais precisam lá fora, indo aonde eles estão e trazendo-os para a nossa comunhão. Quando esse propósito ficou ameaçado, Deus enviou a perseguição, fazendo o seu povo sair de Jerusalém, seguindo para a Judeia e Samaria, a caminho dos confins da terra.

Atos 8.1 e 2 “E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria”.

Isso que é vida! Vida em comunhão na igreja. Vida dedicada ao cuidado dos outros, dentro e fora da igreja.

2 - Livres para viver (Atos 5.17 a 25)

Quando nos dispomos a viver a vida de Cristo em nós e através de nós, na igreja e através da igreja, descobrimos que homens maus contra-atacam com inveja, tentando nos impedir. Mas Deus… Deus faz questão de mostrar que, independentemente do que nos façam, estamos livres para viver.

Atos 5.17 a 25 “Então o sumo sacerdote e todos os seus companheiros, membros do partido dos saduceus, ficaram cheios de inveja. Por isso, mandaram prender os apóstolos, colocando-os numa prisão pública. Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere, levou-os para fora e disse: Dirijam-se ao templo e relatem ao povo toda a mensagem desta Vida (Cristo, João 1.1 a 4). Ao amanhecer, eles entraram no pátio do templo, como haviam sido instruídos, e começaram a ensinar o povo. Quando chegaram o sumo sacerdote e os seus companheiros, convocaram o Sinédrio, toda a assembléia dos líderes religiosos de Israel e mandaram buscar os apóstolos na prisão. Todavia, ao chegarem à prisão, os guardas não os encontraram ali. Então, voltaram e relataram: Encontramos a prisão trancada com toda a segurança, com os guardas diante das portas, mas, quando as abrimos não havia ninguém. Diante desse relato, o capitão da guarda do templo e os chefes dos sacerdotes ficaram perplexos, imaginando o que teria acontecido. Nesse momento chegou alguém e disse: Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo”.

Que comédia! Deus tem sim senso de humor.

Os homens prendem, mas Deus liberta (prisão, medo, temor, vícios, etc.). Liberta, porém, não para voltarmos para o conforto desta vida passageira, mas para irmos aonde o povo está, levando-lhes a Vida de Cristo. Saiba que se hoje você está livre, sadio, bem e confortável, não significa que você deve viver para você mesmo. Estamos livres para viver, levar a Vida ao povo cego pela religião, pelo materialismo, pelo ceticismo, pelo hedonismo, enfim, pelo pecado e pelos poderes das trevas.

Lembre-se: estamos livres para viver, viver a vida de Cristo. Assim como o Pai o envio, o Filho também nos enviou ao mundo. Leve Vida você também.

3 - Sem medo de viver (Atos 5.25 a 32)

Quem vive para levar vida não pode ter medo de viver. Lembre-se: Viver é Cristo e morrer é lucro (Filipenses 1.21), e a vida no corpo é para frutificação (Filipenses 1.22).

O império das trevas, que ataca e contra-ataca através de pessoas invejosas, medrosas e covardes, nunca desiste de tentar nos fazer calar. No entanto, vivem sem medo de viver aqueles que: Sabem a quem eles realmente devem lealdade ou satisfação, confiam no poder da ressurreição de Jesus e vivem pelo poder do Espírito de Deus que neles habitam.

Observe

Atos 5.25 a 32 “…Os homens que os senhores puseram na prisão estão no pátio do templo, ensinando o povo. Então, indo para lá com os guardas, o capitão trouxe os apóstolos, mas sem o uso de força, pois temiam que o povo os apedrejasse. Tendo levado os apóstolos, apresentaram-nos ao Sinédrio para serem interrogados pelo sumo sacerdote, que lhes disse: Demos ordens expressas a vocês para que não ensinassem neste nome. Todavia, vocês encheram Jerusalém com sua doutrina e nos querem tornar culpados do sangue desse homem (lealdade e satisfação). Pedro e os outros apóstolos responderam: É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens (o poder da ressurreição). O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro. Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados (o enchimento do Espírito). Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem”.

É libertador viver como quem deve satisfação ou lealdade apenas a Deus (só a opinião dele importa), quem confia no poder da ressurreição de Jesus (a morte, o que de pior poderia nos acontecer, foi derrotada, morrer é lucro para quem está em Cristo), quem vive no poder do Espírito Santo (podemos testemunhar com esperança de ver as coisas serem mudadas). Perde-se o medo de viver.

4 - As surpresas da vida (Atos 5.33 a 42)

Quando tudo parece ter saído do controle, as coisas explodem ao nosso redor, as pessoas reagem inconsequentemente… em Cristo sempre há saída. As surpresas da vida nada mais são do que ações da graça de Deus.

Observe

Atos 5.33 a 40 “Ouvindo isso, eles ficaram furiosos e queriam matá-los. Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento. Então lhes disse: Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens. Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada. Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. Portanto, neste caso eu os aconselho: Deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará, se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus. Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem no nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade”.

A vida é cheia de surpresas, boas e más. Todas elas, no entanto, são determinadas por Deus, que a tudo usa para o bem de todos os que são por ele chamados. No texto que lemos, quem diria, Deus, surpreendentemente usa alguém inesperado: Gamaliel (neto de ninguém menos que um famoso doutor da lei chamado Hillel, também mestre de Paulo). O pedigree, a influência, a sabedoria e a articulação de Gamaliel foram todos usados, de maneira surpreendente, na libertação dos apóstolos. Por que Deus promove surpresas assim na vida? Para a glória de seu nome e para o avanço de sua Palavra.

Atos 5.41 e 42 “Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo”.

A vida é assim mesmo. Isso que é vida!

Recebemos vida para repartir vida: A vida de Cristo.

Livres para viver: Viver em comunhão, cuidando e compartilhando.

Sem medo de viver: Lealdade apenas a Deus, ressurreição e Espírito Santo.

As surpresas da vida: Deus age para a sua glória e avanço da Palavra.

A vida é assim mesmo! Como?

Atos 5.40 a 42 “… Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem no nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo”.

Deus abençoe você com graça, misericórdia e paz.

Fale comigo: mapirola@yahoo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário