Romanos 8.31 a 37 “Que
diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele
que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como
nos não dará também com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os
escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem é que condena? Pois é Cristo
quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita
de Deus, e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? A
tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o
perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte
todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que
nos amou”.
Esse versículo tem uma das maiores promessas para nossas vidas, pois ela diz que em todas essas coisas, isto é, que mesmo que soframos perseguição, enfermidades, prisões, morte, calunias, intrigas, etc.., ainda assim seremos vencedores em Cristo Jesus, por que Ele nos amou.
Ah, mas se sou vencedor com certeza tenho que ter um premio!
E como sabemos e sempre vemos, que quando há algum vencedor, em qualquer tipo de disputa, ou qualquer modalidade esportiva, sempre vemos uma premiação aos vencedores. Assim também é com nossa vida espiritual, ao sermos declarados vencedores receberemos também um premio, a ser entregue pelo próprio Senhor Jesus.
Só que na verdade esse prêmio não é um, e sim vários!
Vamos compartilhar alguns deles
1 - Prêmio, Apocalipse 2.7 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”. Existiam duas árvores no jardim do Édem, a árvore da vida e do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2.9 “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal”). Comer da árvore da vida traria a vida eterna, Adão e Eva se alimentavam todos os dias dessa árvore, até que desobedeceram a Deus e comeram da árvore do conhecimento e foram expulsos de Édem e com isso deixaram de se alimentar do fruto da árvore da vida.
Mas o Senhor Jesus promete que nós os crentes vencedores, comeremos dessa árvore e viveremos eternamente ao seu lado.
2 - Prêmio, Apocalipse 2.11 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte” (sabemos que a segunda morte e o lago de enxofre, Apocalipse 21.8). Tantos os crentes como os incrédulos receberam o dano da morte física que é a primeira morte, mas todos ressuscitarão (salvo os que estiverem vivos no arrebatamento, esses não precisarão ressuscitar, pois já terão recebido um corpo de gloria).
Os crentes (verdadeiros crentes, pois naquele dia muitos
dirão Senhor, Senhor, mas...) para vida eterna com Deus, e os incrédulos serão
punidos com o dano da segunda morte, isto é, a eterna separação de Deus.
3 - Prêmio, Apocalipse 2.17 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”. Esse Maná escondido sugere o alimento espiritual que todos os crentes fiéis receberão. Jesus é o Pão da vida, João 6.51 (Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo). Ele nos concede um alimento espiritual que sacia a nossa fome mais profunda. Quanto à pedra, não esta claro o que realmente seria, ou qual seria e o que significaria o nome nela escrito. Como esta relacionado ao Maná, pode ser um símbolo do alimento eterno dos crentes. O nome de uma pessoa representa o seu caráter. Deus nos dará um novo nome e um novo coração.
4 - Prêmio, Apocalipse 2.26 e 28 “E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, E dar-lhe-ei a estrela da manhã”. Jesus diz que os vencedores dominarão os seus inimigos (inimigos de Cristo) e reinarão com Cristo quando Ele reinar sobre todos. Quando o mundo tiver atingido seu ponto mais sombrio, Cristo voltará para expor o mal, através da luz de sua verdade, e distribuirá a prometida recompensa a todos (pois Ele é a estrela da manhã).
5 - Prêmio, Apocalipse 3.5 (O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos). Estar vestidos de branco significa ter sido separado e purificado por Deus. Jesus nos prometeu honras futuras e vida eterna para todos os que perseverarem na fé. O nome de todos os crentes está escritos no livro da vida. Esse livro significa o conhecimento que Deus tem daqueles que lhe pertencem. Todas as pessoas que tem o nome escrito no livro da vida serão apresentadas as hostes (exércitos) celestiais como pertencentes a Cristo (e eu creio que meu nome e o seu esta nesse livro).
6 - Prêmio, Apocalipse 3.12 (A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome). A nova Jerusalém será a futura morada do povo de Deus. Teremos uma nova cidadania no futuro reino de Deus. Tudo será novo, puro e seguro, e nós seremos coluna nesse templo. Essa promessa é uma metáfora, ela nos diz que o vencedor ocupara um lugar permanente na eterna presença de Deus.
7 - Prêmio, Apocalipse 3.21 (Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono). Assim como com Cristo sofremos com ele nos alegramos, se com Ele morremos, com Ele viveremos (quando vemos no Velho Testamento que ninguém podia se quer entrar na presença de Deus, sem estar devidamente preparado, imagine isso, se assentar no trono de Deus).
Ao final de cada carta dirigida a essas igrejas, os crentes eram instruídos a ouvir e compreender tudo o que lhes fora escrito. Embora cada carta fosse para uma igreja, elas possuíam advertências e princípios que serviam a todas, para que todas praticassem. Assim também as recompensas eram para todas.
Também hoje esses prêmios são para todos aqueles que alcançarem a vitória em Cristo Jesus e pessoalmente espero que todos nós estejamos lá no dia e hora escolhidos por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, para recebermos nossos prêmios, que com certeza são muito mais ainda, pois Paulo nos diz em 1 Coríntios 2.9 “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário