06/02/2018

Explicação de provérbios 6



Provérbios 6.1 a 35

6.1 a 5 - Estes versículos alertam sobre o perigo de ser fiador (Provérbios 11.15) ou coassinar um empréstimo. Isto não significa que nunca devamos ser generosos ou ajudar os outros caso possamos, mas que não devemos prometer o que não podemos cumprir. No tempo de Salomão, um consignatário que não pudesse pagar perderia tudo o que tinha e, ainda por cima, seria reduzido à escravidão. Mesmo que as leis de hoje sejam diferentes, a incapacidade de quitar uma divida é ainda uma forma de escravidão e pode ser um problema sério.

6.6 a 11 - Este trecho alerta contra a armadilha da preguiça. O preguiçoso é refém do lazer. Tudo de que ele precisa para sobreviver pode ser aprendido com a formiga, uma criatura humilde que se ocupa em armazenar comida no verão para enfrentar o inverno que virá. Como a formiga, a pessoa sábia trabalha duro. Por outro lado, o preguiçoso é viciado em dormir e perdeu todo o interesse em trabalhar (Provérbios 26.13 a 16).

6.12 a 15 - O homem vicioso é criador de casos. Diferentemente do preguiçoso, cujo único desejo é encontrar outro lugar para cochilar, o criador de problemas mal pode esperar para se meter em novos apuros. Diferentemente do preguiçoso (versículo 6), ele se ocupa até demais, mas planejando coisas erradas. Ele se alegra em semear a intriga. Mas como o preguiçoso, ele não percebe que a destruição está próxima.

6.16 a 19 - Este trecho é um provérbio numérico (Provérbios 30.15-31) que descreve sete coisas que aborrece o Senhor. O uso de progressão numérica, seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima..., nestes provérbios é um mecanismo retórico que embeleza a poesia, ajuda a memorizar e constrói um clímax. Dá a impressão de que há mais a ser dito sobre o assunto. A progressão incorpora não apenas os números, mas também as palavras que descrevem a resposta divina; o vocábulo aborrece progride para abomina. O termo “abomina” é a expressão mais forte da Bíblia de “ódio” pela perversidade (compare com Levítico 18.22). Em uma lista desse tipo, o último item é o mais importante. Assim, o leitor saberá que o que semeia contendas entre irmãos (versículo 19) é o que mais desagrada Deus.Compare com a benção de Deus aos irmãos que vivem juntos em paz (Salmos 133.1).

6.20 a 24 - Este trecho vincula os ensinamentos do pai com os da mãe (Provérbios 1.8). A instrução materna deve estar atada ao coração e ao pescoço da pessoa, como companhia permanente e guia confiável, como a Lei de Deus (compare com Deuteronômio 6.4 a 9 e 11.18 a 21). (Para as palavras lâmpada e luz, veja Salmos 119.105.)

6.25 - O termo “olhos” refere-se aos olhares sedutores.

6.26 - O contraste ressalta a terrível devastação que uma adúltera traz à vida de um homem. Comparada a confusão causada por uma prostituta, a adúltera consome a vida de sua vítima.


6.27 a 35 - Furta para saciar-se, tendo fome. Este trecho não apóia o roubo. Simplesmente compara o roubo, que poderia ser uma ação até compreensível se a razão for à fome, com o adultério, que nunca faz sentido. Jogar fora o compromisso com sua companheira da vida inteira é loucura. Para os antigos israelitas, fidelidade conjugal era sinal de fidelidade a Deus. Mas vale ressaltar que naquela época se um homem roubasse alimento era condenado a restituir sete vezes o valor roubado.

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