06/02/2018

Explicação de provérbios 29



Provérbios 29.1 a 27

29.1 - A expressão hebraica, traduzida como “muitas vezes repreendido”, literalmente seria “um homem de repreensões.” O juízo de alguém que teima em rejeitar a correção de Deus é ligeiro e definitivo.

29.2 a 4 - As palavras “os justos se engrandecem” também poderiam ser traduzidas como “os justos tem autoridade.” O povo sempre reage bem a um bom governo e a uma boa justiça, a qual não á feita com subornos.

29.5 e 6 - A mentira laça o mentiroso (Provérbios 10.8). O maldoso também é presa das próprias atitudes. Tanto o mentiroso como o ímpio são contrastados com o justo, que vivem sem preocupações por serem inocentes de qualquer mal.

29.7 a 12 - O justo se preocupa com os pobres e os ajuda (Provérbios 22.22). O ímpio sequer se lembra dos necessitados.

29.13 e 14 - Deus é responsável por ter concedido a vida tanto ao pobre como ao opressor (NVI). Jesus atestou que Deus faz chover sobre o justo e o injusto (Mateus 5.45).
29.15 a 17 - Ambas as palavras “vara” e “repreensão” tratam de correção e disciplina. A criança indisciplinada envergonha a todos, especialmente a seus pais. O versículo 17 responsabiliza os pais pela correção. O termo traduzido como “delícias” se refere a guloseimas finas e deliciosas (Genesis 49.20).

29.18 - O termo “profecia” em hebraico trata de uma visão reveladora, uma palavra vinda de Deus. Sem a revelação divina da Lei, o povo fica desnorteado. A verdadeira felicidade pode ser descoberta dentro dos limites da revelação, nos desígnios do Salvador.

29.19 - O servo não se emendará com palavras. Na Septuaginta, lê-se um servo teimoso. Esta pequena variação da tradução só vem ressaltar a rebeldia do ímpio. Por mais que pecamos algo a ele, este se recusa deliberadamente a obedecer a ordens. Para que ele respeite as autoridades, são necessárias medidas mais duras, pois apenas o medo do castigo altera a disposição destas pessoas egoístas e sem princípios.

29.20 a 22 - Até mesmo o sábio pode ser tolo ao ser precipitado nas suas palavras. É melhor ficar em silêncio ou escolher com cuidado as palavras do que falar impulsivamente.
29.23 a 25 - Consulte o Salmo 147.6. Deus exalta o humilde e abate o soberbo. Muitos louvaram a Deus por fazer esta maravilha (Lucas 1.46 a 55).


29.26 e 27 - Deus controla as questões humanas. Assim, faz mais sentido buscar primeiramente ao Senhor antes de recorrer ao poder humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário