Provérbios
31.1 a 31
31.1 - Este
versículo abre uma nova seção, com textos de uma fonte não israelita. Há quem
tenha cogitado que o nome Lemuel, de origem árabe, seja pseudônimo de Salomão,
mas apenas um palpite. Lemuel significa devotado a Deus.
31.2 a 7 - A
mãe de Lemuel aconselhou Lemuel a não dar as mulheres a sua própria forca.
Muitas vezes, naquela época, o rei ajuntaria um grande harém ou se envolveria
sexualmente com muitas mulheres. A sabedoria da mãe de Lemuel era dizer que
esse comportamento destrói reis. Da mesma maneira, ela o aconselhou a evitar
bebida forte, para que sempre tivesse uma mente sóbria para reinar com justiça.
31.8 e 9 - Abre
a boca a favor do mudo. Esta expressão mostra o dever de o rei defender os
fracos e sustentar os indefesos. Estes ideais raramente foram cumpridos seja
naquela época, seja na atualidade. No entanto, chegará o dia em que o grande
Rei e Protetor dos indefesos virá estabelecer Seu Reino de justiça (Provérbios
23.10 e 11).
31.10 a 12 -
Provérbio 31.10 a 31 é um poema em acróstico. Cada versículos começa com uma
letra do alfabeto hebraico. Há quem pense que ele seja continuação dos
ensinamentos da mãe de Lemuel (versículos 1 a 9), mas também pode ser uma
unidade independente, de encerramento. Assim como o livro de Provérbios começa
no Prólogo (Provérbios 1.1 a 7), que fornece os objetivos da sabedoria em
termos genéricos, agora ele se conclui com este Epílogo (Provérbios 31.10 a 31),
que os apresenta como estudo de caso. A expressão “mulher virtuosa” trata de
excelência, valor moral, capacidade e nobreza, e não apenas de fidelidade
conjugal (Provérbios 12.4). Tal mulher é o ideal da sabedoria em ação, algo que
é expresso pelas palavras: “quem a achará”.
31.13 a 15 -
Estes versículos tanto enfatizam o trabalho árduo como a habilidade. A mulher
descrita neste trecho bíblico faz o que gosta, realizando-se em diversas
tarefas. As palavras “ainda de noite, se levanta” tratam de sua preocupação com
os outros. Ela se doa em prol da família e seus servos.
31.16 e 17 -
A expressão “examina uma herdade” mostra a diligencia da mulher virtuosa em
lidar sabiamente com os recursos financeiros e dar segurança a família. Neste
caso, ela compra e vende para construir seu patrimônio. Vale ressaltar como são
notáveis estas palavras, visto que naquela época havia muitas restrições
impostas às mulheres.
31.18 e 19 -
Uma das fontes exploradas pela mulher são os empreendimentos caseiros para
ganhar um dinheiro extra e agir com independência.
31.20 a 22 -
A mulher virtuosa trabalha não para ficar rica. Além de servir a própria
família, ela também é generosa e ajuda os necessitados.
31.23 - A
mulher virtuosa ajuda o marido a conquistar um lugar de prestígio e de
reputação.
31.24 - A
expressão “panos de linho” indica, provavelmente, roupas femininas.
31.25 - É
certo que a mulher virtuosa procura usar belas roupas e estar sempre bonita.
Este versículos, porém, carrega um significado metafórico e mostra que ela
também se veste de força e dignidade [NVI], qualidades morais e espirituais.
31.26 e 27 -
A mulher que abre a boca com sabedoria merece respeito, em vista de todas as
informações abordadas até aqui sobre uso e abuso da fala no livro de
Provérbios. A mulher virtuosa fica alerta para pronunciar palavras de sabedoria
(Tiago 3.2).
31.28 e 29 -
A mulher virtuosa é abençoada por sua família, pelos filhos e pelo marido. As
palavras dos versículos 29 são a benção de seu marido.
31.30 e 31 -
A graça (“beleza”, na NVI) pode ser usada para o bem ou para o mal. Ela não é
necessariamente má, mas, para ser usada com bom propósito, é preciso temer ao
Senhor, principal tema do livro de Provérbios.
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