05/02/2018

Explicação de provérbios 31


Provérbios 31.1 a 31

31.1 - Este versículo abre uma nova seção, com textos de uma fonte não israelita. Há quem tenha cogitado que o nome Lemuel, de origem árabe, seja pseudônimo de Salomão, mas apenas um palpite. Lemuel significa devotado a Deus.

31.2 a 7 - A mãe de Lemuel aconselhou Lemuel a não dar as mulheres a sua própria forca. Muitas vezes, naquela época, o rei ajuntaria um grande harém ou se envolveria sexualmente com muitas mulheres. A sabedoria da mãe de Lemuel era dizer que esse comportamento destrói reis. Da mesma maneira, ela o aconselhou a evitar bebida forte, para que sempre tivesse uma mente sóbria para reinar com justiça.

31.8 e 9 - Abre a boca a favor do mudo. Esta expressão mostra o dever de o rei defender os fracos e sustentar os indefesos. Estes ideais raramente foram cumpridos seja naquela época, seja na atualidade. No entanto, chegará o dia em que o grande Rei e Protetor dos indefesos virá estabelecer Seu Reino de justiça (Provérbios 23.10 e 11).

31.10 a 12 - Provérbio 31.10 a 31 é um poema em acróstico. Cada versículos começa com uma letra do alfabeto hebraico. Há quem pense que ele seja continuação dos ensinamentos da mãe de Lemuel (versículos 1 a 9), mas também pode ser uma unidade independente, de encerramento. Assim como o livro de Provérbios começa no Prólogo (Provérbios 1.1 a 7), que fornece os objetivos da sabedoria em termos genéricos, agora ele se conclui com este Epílogo (Provérbios 31.10 a 31), que os apresenta como estudo de caso. A expressão “mulher virtuosa” trata de excelência, valor moral, capacidade e nobreza, e não apenas de fidelidade conjugal (Provérbios 12.4). Tal mulher é o ideal da sabedoria em ação, algo que é expresso pelas palavras: “quem a achará”.

31.13 a 15 - Estes versículos tanto enfatizam o trabalho árduo como a habilidade. A mulher descrita neste trecho bíblico faz o que gosta, realizando-se em diversas tarefas. As palavras “ainda de noite, se levanta” tratam de sua preocupação com os outros. Ela se doa em prol da família e seus servos.

31.16 e 17 - A expressão “examina uma herdade” mostra a diligencia da mulher virtuosa em lidar sabiamente com os recursos financeiros e dar segurança a família. Neste caso, ela compra e vende para construir seu patrimônio. Vale ressaltar como são notáveis estas palavras, visto que naquela época havia muitas restrições impostas às mulheres.

31.18 e 19 - Uma das fontes exploradas pela mulher são os empreendimentos caseiros para ganhar um dinheiro extra e agir com independência.

31.20 a 22 - A mulher virtuosa trabalha não para ficar rica. Além de servir a própria família, ela também é generosa e ajuda os necessitados.

31.23 - A mulher virtuosa ajuda o marido a conquistar um lugar de prestígio e de reputação.

31.24 - A expressão “panos de linho” indica, provavelmente, roupas femininas.

31.25 - É certo que a mulher virtuosa procura usar belas roupas e estar sempre bonita. Este versículos, porém, carrega um significado metafórico e mostra que ela também se veste de força e dignidade [NVI], qualidades morais e espirituais.

31.26 e 27 - A mulher que abre a boca com sabedoria merece respeito, em vista de todas as informações abordadas até aqui sobre uso e abuso da fala no livro de Provérbios. A mulher virtuosa fica alerta para pronunciar palavras de sabedoria (Tiago 3.2).

31.28 e 29 - A mulher virtuosa é abençoada por sua família, pelos filhos e pelo marido. As palavras dos versículos 29 são a benção de seu marido.

31.30 e 31 - A graça (“beleza”, na NVI) pode ser usada para o bem ou para o mal. Ela não é necessariamente má, mas, para ser usada com bom propósito, é preciso temer ao Senhor, principal tema do livro de Provérbios.

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