06/02/2018

Explicação de provérbios 4



Provérbios 4.1 a 27

4.1 a 4 - A expressão correção do pai deixa implícita ternura e afeição, bem como preocupação e disciplina por parte dos pais. A introdução do capítulo 4 lembra o início da primeira orientação por parte dos pais feita em Provérbio 1.8 [Filho meu], mas o interlocutor agora é plural, “filhos”. Assim como seu pai o instruiu, o filho ensinara aos seus filhos, uma geração apos a outra. O apelo aos pais para ensinarem as coisas de Deus aos seus filhos baseia-se em Deuteronômio 6.7 e reflete os Salmos (ex: Salmos 78.3 e 4).

4.5 a 7 - Os versículos 5 a 9 apresentam um apelo apaixonado do pai aos filhos para que adquiram a sabedoria a qualquer custo. A introdução dos primeiros capítulos de Provérbios segue um padrão: afirmativa, repetição e embelezamento. Fazendo amplo uso da reafirmação criativa, as idéias são entendidas bem claramente. As palavras do versículo 7 são particularmente fortes: a sabedoria é a coisa principal. A palavra principal é traduzida como “o princípio” está em Provérbio 1.7, mas aqui tem o valor de primeira em importância.

4.8 e 9 - Estes versículos ressaltam o valor absoluto da sabedoria. A pessoa que tem a sabedoria e lhe obedece sem hesitar será exaltada e honrada; sua presença se tomará um diadema de graça e uma coroa de glória. Estas metáforas são apelos eficazes por uma resposta do coração (Provérbios 1.9 e 3.3).

4.10 a 19 - Estes versículos apresentam um novo apelo de pai para filho para andar no caminho da sabedoria e evitar a vereda dos ímpios a todo custo. O contraste entre essas duas carreiras [veredas, na NVI] e profundo. O caminho da sabedoria e reto, sem obstáculos e seguro. O caminho dos ímpios é tortuoso, perigoso e marcado por violência. Uma estrada é um caminho de luz, a outra, de escuridão; uma conduz a promessa, e outra, a uma estrondosa destruição.


4.20 a 27 - Este trecho bíblico orienta a cuidar das vontades e das emoções, e a manter a fala honesta, o olhar atento e o bom senso no proceder. Adentrar o caminho da sabedoria não é um acaso. Boa parte deste capitula reforça e refina os temas encontrados nos capítulos 1 a 3. A ênfase na virtude nos prepara para as advertências do capitulo 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário