14/04/2017

A Bíblia o livro de Deus


Quem é o autor da Bíblia? Essa é uma questão muito discutida por pessoas, principalmente pessoas que não tem o conhecimento da mesma, pois se tivermos conhecimento e crermos em Deus, a própria Bíblia nos responde em:

2 Timóteo 3.16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”

2 Pedro 1.20 e 21 “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”

Jeremias 30.2 “Assim diz o Senhor Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado”

A Bíblia não é uma coleção de livros de historias, fabulas, mitos ou idéias, meramente humanas a respeito de Deus. Não é um livro humano. A Bíblia é a palavra de Deus. Através do Espírito Santo, Deus revelou sua pessoa e seu plano para certos homens, os quais escreveram sua mensagem para seu povo (2 Pedro 1.20 e 21”) esse processo é conhecido como inspiração divina, e a Bíblia também nos ensina em Gálatas 1.8 e 9 “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”.

Os autores escreveram levando em conta seus próprios contextos pessoais, históricos e culturais. Embora tivessem usado suas próprias mentes, talentos, linguagem e estilo, eles escreveram o que Deus queria que escrevessem. A escritura é completamente fiel e digna de confiança, pois o Senhor estava no controle do que estava sendo escrito. Sua palavra tem toda autoridade sobre nossa vida e fé (Hebreus 4.12 “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”). A Bíblia foi escrita sob completa orientação e inspiração de Deus (Jeremias 30.2). Leia e use os ensinos dela para guiar sua conduta (Romanos 15.4 “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança”)

Quatro coisas que Deus quer que façamos com sua palavra:

1 – Ler a sua palavra – Salmo 1.1 e 2 “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. Nós podemos aprender a seguir a Deus lendo e meditando em sua palavra. Pois mesmos os ímpios, os pecadores e os zombadores, quando as coisas apertam sabem que podem recorrer a nós, pois conhecemos a Deus através de sua Palavra.
Josué 1.8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”. Quando Moisés morreu e Josué assumiu seu lugar a única coisa que Deus pediu dele foi para não se apartar da Palavra de Deus, que era Lei que Ele mesmo tinha dado a Moisés.

2 – Receba a sua palavra – Deuteronômio 11.18 a 20 “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas”. A Bíblia deve ser nossa companheira diária, assim como não deixamos o nosso celular, também devemos fazer com a Palavra de Deus.
Lucas 11.27 e 28 “Ora, aconteceu que, ao dizer Jesus estas palavras, uma mulher, que estava entre a multidão, exclamou e disse-lhe: Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam!

3 – Guarde a sua palavra – Apocalipse 1.3 “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”
Salmo 119.11 “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” esse é um meio eficaz de evitar o pecado guardar a palavra de Deus no coração, não só guardar mas também praticar. Quando guardamos algo dentro de nós, sempre que formos quebrar aquele principio, logo somos avisados que estamos errados, ex: quando tiramos a carta!!!!!

4 – Obedeça a sua palavra – Josué 1.8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”
Marcos 4.2 a 9 “Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino: Ouçam! O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um. A seguir Jesus acrescentou: Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”.
Marcos 4.14 a 20 “O semeador semeia a palavra. São estes os da beira do caminho, onde a palavra é semeada; e, enquanto a ouvem, logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. Semelhantemente, são estes os semeados em solo rochoso, os quais, ouvindo a palavra, logo a recebem com alegria. Mas eles não têm raiz em si mesmos, sendo, antes, de pouca duração; em lhes chegando à angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera. Os que foram semeados em boa terra são aqueles que ouvem a palavra e a recebem, frutificando a trinta, a sessenta e a cem por um.

Que nosso coração possa ser esse solo fértil, onde a semente da palavra é lançada e com certeza venha a frutificar a 30, 60, 100 em nossas vidas também.

Que possamos ler, meditar e principalmente praticar a Palavra de Deus todos os dias em nossas vidas.

Curiosidades sobre a Bíblia

O maior livro é o dos Salmos, com 150 capítulos, e o menor é III João, com 15 versículos.

O maior capítulo é Salmos 119, com 176 versículos e o menor é salmos 117, com 2 versículos.

O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.

Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.

Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.

O maior versículo é Ester 8.9, e o menor é Êxodo 20.13.

O versículo central é Salmos 118.8 , e o texto chave da Bíblia: João 3.16

A volta de Jesus é citada 1845 vezes;

A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Naum 2.4 “Os carros de guerra percorrem loucamente as ruas e se cruzam velozmente pelos quarteirões. Parecem tochas de fogo e arremessam-se como relâmpagos”.

A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2.2 “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo”.  

Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Juízes 16.19 “Fazendo-o dormir no seu colo, ela chamou um homem para cortar as sete tranças do cabelo dele, e assim começou a subjugá-lo. E a sua força o deixou”).

A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu (1564 / 1642), de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40.22 “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar”)

O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11.26 / Atos 26.28 e I Pedro 4.16)

Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados:

Velho Testamento

Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos.

Profetas Maiores - Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel,

Profetas Menores - Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento

Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João.

Históricos - Atos.

Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II 
Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon.

Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas.


Profético - Apocalipse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário