15/04/2017

3 - A salvação




Mateus 13.10 e 11
Então se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas? Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.

O mistério foi revelado aos seus servos, povo de Deus, morada do seu Espírito. O reino de Deus se revelou a nós. Jesus pegou as chaves do reino e os deu a igreja. E o terceiro mistério do reino de Deus é a salvação. O diabo criou todas as condições para o homem ir para o inferno. Nós precisamos ultrapassar as barreiras do entendimento desse reino: buscar, crescer, envolver e desenvolver, porque eu preciso do reino de Deus, ultrapassando limites.

A igreja de Jesus Cristo tem o mistério da salvação. No reino de Deus há salvação. Se você conhecer esse mistério e tiver certeza da salvação em sua vida, ainda que as pessoas zombem, esse mistério foi recebido e te traz salvação pessoal, familiar, em todas as áreas e a certeza que você irá para o céu.

Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

O mistério da salvação nos foi entregue, então:

1-Vençamos as oposições.

Atos 13:6 a 12 “E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus, o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus. Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul. Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando a roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.

Elimas (nome grego, sábio), o mágico, encantador, era judeu (feiticeiro) provavelmente astrólogo. Os astrólogos ensinavam que o destino de cada pessoa é determinado pela posição dos astros em relação ao nascimento dessa pessoa. (signos, horóscopo). Toda feitiçaria e astrologia são formas de espiritismo o qual se opõe ao Evangelho de Cristo, porque são coisas de satanás e seus demônios.

Como Judeu ele era conhecedor das leis (Deuteronômio 18. 9 a 11 “Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos”), mas não praticante.

Sérgio Paulo era governador de Chipre, homem muito inteligente. Gentio convertido ao cristianismo.
Barjesus (nome judeu que quer dizer filho de Jesus). Ele era o feiticeiro pessoal do governador, ele viu a fé exercida pelos missionários (Barnabé e Saulo) como uma ameaça a sua profissão e sustento. Esse homem foi cometido de cegueira temporária quando tentou impedir o Governador de ouvir o Evangelho.
Elimas representava aquele que estava pronto para roubar algo precioso na vida de Sérgio Paulo, havia uma oposição clara contra a palavra semeada para a vida daquele procônsul. Inúmeras pessoas se levantam contra a nossa salvação para nos tirar do reino de Deus. Essas oposições visam a nossa morte, mas não existe mais jeito, estamos firmes e não devemos ceder a nenhum desses ataques.

2. Recebamos sentido e significado para viver.

Lucas 19.3 a 10 “E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.

Essa história revela que Jesus ainda continuava e continua a buscar e salvar os perdidos. Zaqueu cobrava impostos mais do que devia, por isso os publicanos eram tão desprezados e odiados pela sociedade. Mas Jesus veio para os desprezados, perdidos e necessitados. Zaqueu recebeu a alegria da salvação. Muitos são roubados no mistério da salvação. Não aproveitam as oportunidades, ficam olhando para os amigos, ou para os problemas dentro das igrejas. Zaqueu recebeu esse mistério e a despeito de tudo deixou que Jesus entrasse em sua vida e em sua casa. A nossa maior alegria é essa, hoje entrou salvação na minha vida e na minha casa. O sentido e significado para minha vida é esse.

3. Escolha o lado certo, o lado dos apóstolos.

Atos 16.27 a 34 “e, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: crê no senhor Jesus cristo e serás salvo, tu e a tua casa. E lhe pregavam a palavra do senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. E, levando-os à sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em deus, alegrou-se com toda a sua casa”.

Paulo e Silas estavam sofrendo a humilhação do encarceramento, tendo seus pés presos ao tronco e as costas laceradas por açoites. No meio do sofrimento, no entanto, oravam e cantavam hinos de louvor a Deus. Isso mostra que a alegria do crente vem do interior e independente de circunstâncias. A perseguição não pode destruir nossa paz e alegria. A paz que excede todo entendimento e a alegria da salvação. O carcereiro fez a pergunta mais importante que alguém se pode fazer: Que é necessário que eu faça para me salvar?

A resposta é: Crê no Senhor Jesus Cristo.

Crer no Senhor Jesus é achegarmos-nos a Ele como nosso vivo e divino Redentor, nosso Salvador da condenação eterna e o Senhor de nossa vida. Precisamos crer que Ele é o Filho de Deus enviado para perdoar nossos pecados e nos fazer herdeiros do Reino de Deus.

Deus o ama e tem um plano maravilhoso para a sua vida

O amor de Deus

João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

O plano de Deus

João 10.10 “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (uma vida plena e com propósito)

Por que a maioria das pessoas não conhece essa "vida em abundância"? O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para a sua vida.

O homem é pecador

Romanos 3.23 “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”

O Homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir o seu próprio caminho, e o relacionamento com Deus se desfez. O pecado é um estado de indiferença do homem para com Deus, que se caracteriza por uma atitude de rebelião ativa ou indiferença passiva.

O homem está separado

Romanos 6.23 “Porque o salário do pecado é a morte” (separação espiritual de Deus).
Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante, através de seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religiosidade, entre outras coisas. Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador, por meio dele você pode conhecer o amor e o plano de Deus para a sua vida.

Ele morreu em nosso lugar


Romanos 5.8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

I João 1.7 “E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.

Ele ressuscitou dentre os mortos

I Coríntios 15.3 e 4 “Cristo morreu pelos nosso pecados... Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras”.

Ele é o único caminho

João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”

Deus ligou o abismo que nos separa dele, ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar.
 Precisamos receber a Jesus Cristo como salvador e senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para a nossa vida.

Precisamos receber a cristo

João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome”

Recebemos a Cristo pela fé

Efésios 2.8 e 9 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”

Recebemos a Cristo por meio de um convite pessoal

Apocalipse 3.20 “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa”

Receber a Cristo implica em arrependimento, significa deixar de confiar em nossos próprios esforços, crendo que Cristo, ao entrar em nossa vida, perdoa os nossos pecados e faz de nós aquilo que ele quer que sejamos.

Estes dois círculos representam dois tipos de vida:

A vida controlada pelo "eu”, o "eu" no centro da vida. Cristo fora da vida. Ações e atitudes controladas pelo "eu", resultando em discórdias e frustrações.

A vida controlada por Cristo, Cristo no centro da vida. O "eu" fora do centro da vida. Ações e atitudes controladas por Cristo, resultando em harmonia com o plano de Deus.

Tome hoje uma decisão, não volte atrás:

Lucas 23.42 e 43 “E acrescentou: Jesus lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”


Até no momento de maior entrega, Jesus manifestou o mistério da salvação por causa da sua importância. Entre nesse reino hoje. Tudo vai mudar. Tudo vai ter um outro valor e a partir daí, sua visão, suas ações serão totalmente apostólicas. Acabou o domínio do diabo na tua vida em Nome de Jesus. 

Pra Regina - www.ieqcervezao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário