22/04/2017

8 - A soberania do Espírito Santo


Como pessoa da divindade, o Espírito tem os atributos de Deus. Ele é Onipresente. O salmista, como que num grande espanto, exclama no Salmo 139.7 “Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?”. Além disso, ele também é Soberano, agindo como quer e quando quer. Outra evidência bíblica da divindade do espírito é que pode ocorrer de o homem pecar contra ele.

Salmo 106.33 “rebelaram-se contra o Espírito de Deus, e Moisés falou sem refletir”. O salmista fala da rebeldia do povo na travessia do deserto e da precipitação de Moisés.

O Espírito Santo na vida cristã - Atos 2.37 a 47 “Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos? Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar. Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: Salvem-se desta geração corrompida! Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.

O cristão não consegue sobreviver sem uma ação constante e poderosa do Espírito Santo em sua vida. Por isso, ao confortar os discípulos acerca de sua partida, Jesus prometeu-lhes que enviaria o consolador, que os assistiria em todos os momentos, João 14.16 a 17 “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”.


A promessa de Jesus se concretizou e a igreja nasceu no dia de pentecoste. Os crentes tinham consciência da importância da ação do espírito santo para que houvesse dinamismo e poder na vida cristã, Atos 1.8 “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário