19/04/2017

5 - O Espírito Santo no período da criação


Quando a bíblia diz que no princípio criou Deus os céus e a terra, não quer dizer que neste ato agiu apenas uma das pessoas da divindade. Pai, Filho e Espírito estavam envolvidos na obra da criação.
Colossenses 1.16 “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. O próprio Jó reconhece que o Espírito de Deus dá vida, Jó 33.4 “O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida”, Gênesis 1.2 “o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”.

A) Deus, o Pai - a palavra criar aparece três vezes no primeiro capítulo de Gênesis, versículos 1, 21 e 27 Deus criou o mundo do nada, pelo poder de sua palavra, Salmo 33.6 “Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca”.

B) Deus, o Filho - o evangelista João falando sobre a criação, diz que o Deus filho estava com o Deus pai na criação do mundo. João 1.1 a 4 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens”.

C) Deus, o Espírito - de acordo com o texto de Gênesis 1.2 “a terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas”. Aqui está a ação do Espírito na criação. “com o sopro de sua boca Deus estabeleceu tudo”. Na sua profunda sabedoria, Jó afirmou: Jó 26.13 “Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca”.


Gênesis 1.2 afirma: “e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. Este texto indica a atuação do Espírito do Senhor na criação do universo. A expressão “pairava sobre a face das águas” poderia ser literalmente traduzida “continuava cobrindo-a”, como faz a ave ao chocar seus ovos. O Espírito traz ordem onde há o vazio, abrindo caminho para a poderosa atuação do Deus criador. Vemos então que no início ele estava ao lado de Deus Pai e de Cristo, Jó 26.13 “Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca” e João 1.1 a 3 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário