Atos 2.1 a 21
O que é Pentecoste? Levítico 23.15 a 21
Pentecoste segundo dicionário: Entre os cristãos, a
festividade da vinda do Espírito Santo, que se celebra no 7.º domingo depois da
Páscoa.
Entre os judeus, o Pentecostes comemorava a lei dada por
Deus a Moisés no monte Sinai, cinquenta dias depois da saída do Egito.
Originalmente era a “Festa da Colheita” que foi ordenada
pelo Senhor em Êxodo 23.16 “Celebrem a festa da colheita dos primeiros frutos
do seu trabalho de semeadura. Celebrem a festa do encerramento da colheita,
quando, no final do ano, vocês armazenarem as colheitas” ou “Festa da Semanas”
como descrito em Êxodo 34.22 “Celebre a festa das semanas, na ocasião dos
primeiros frutos da colheita do trigo, e a festa do encerramento da colheita,
no fim do ano”.
Pentecoste era a segunda grande festa sagrada do ano
judaico. A primeira grande festa era a páscoa. Cinquenta dias após esta, vinha
à festa de Pentecoste. Era também chamada “Festa da colheita ou semanas” porque
as primícias da sega de grãos eram oferecidos a Deus. Da mesma forma o dia de
pentecoste simboliza, para a igreja, o inicio da colheita de almas para Deus
nesse mundo.
Após o exílio (período em que o povo de Israel foi levado
cativo a Babilônia, em 597 a.C., Nabucodonosor, imperador da Babilônia, invadiu
a cidade, ordenando que os cidadãos mais importantes e sábios, assim como os
maiores tesouros do templo e do palácio, fossem levados para a Babilônia.
Porém, o reino de Judá só viria a cair totalmente em 586 a.C., quando aconteceu
um segundo exílio. O templo foi totalmente destruído e sobraram no antigo reino
de Davi quase que somente camponeses. O povo judeu então ficou dividido entre
os que viviam no exílio na Babilônia e os que continuavam morando na Palestina,
O imperador persa Ciro, em 537 a.C. invadiu e dominou todo império babilônico,
liberando os judeus para voltarem para sua terra natal. Isso se deveu a
política de Ciro para regiões conquistadas, que permitia governos locais,
mantendo suas religiões e costumes.), veio a ser a grande festa do judaísmo,
quando todos os judeus eram obrigados a se reunir em Jerusalém, a fim de
cultuar a Deus, como vemos em Atos 20.16 “Paulo tinha decidido não aportar em
Éfeso, para não se demorar na província da Ásia, pois estava com pressa de
chegar a Jerusalém, se possível antes do dia de Pentecoste”.
Para o cristão, Pentecoste significa o dia em que o Espírito
Santo foi derramado sobre a igreja, tornando-a corpo de Cristo. Particularmente
creio que o Pentecoste em minha vida teve inicio no dia em que recebi Jesus
como meu único e suficiente Salvador, pois daquele dia em diante passei a fazer
parte do Corpo de Cristo.
Ao ser exaltado à destra de Deus, Jesus Cristo se tornou
cabeça da igreja, e essa o Seu corpo e o Espírito Santo foi dado, em ato único
e irrepetivel, para encher o corpo.
Atos 2.33 “Exaltado à direita de Deus, ele recebeu do Pai o
Espírito Santo prometido e derramou o que vocês agora vêem e ouvem”. (vêem e
ouvem, pois vemos e ouvimos maravilhas).
1 Coríntios 12.13 “Pois em um só corpo todos nós fomos
batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer
livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito”.
O evento do Pentecoste segundo Jesus
É possível entender o Pentecoste através do ensino de Jesus
Cristo. João 14.16 e 17 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador,
para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não
pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita
convosco, e estará em vós”.
O Espírito Santo é Deus. O termo “outro” indica “outro
igual” da mesma substância, natureza e poder.
João 1.1 a 3 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com
Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas
foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Jesus o
chama de “Consolador”, isto é, aquele que está ao lado para ajudar (Romanos
8.26 “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos
como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos
inexprimíveis”). Ele é como se fosse um advogado (1 João 2.1 “Meus filhinhos,
escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar,
temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”). Ele assumiria o
lugar de Jesus pessoalmente habitando no crente.
Ele é Deus (Atos 5.3 e 4 “Então perguntou Pedro:
"Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto
de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que
recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o
dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa?
Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus”, 1 Coríntios 12.4 a 6 “Há
diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de
ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o
mesmo Deus quem efetua tudo em todos”, 2 Coríntios 3.17 “Ora, o Senhor é o
Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade” e João 15.26
“Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito
da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito”).
Antes do Pentecoste o Espírito Santo habitava com o crente e
não no crente. “Ele habita convosco” (antes do Pentecoste) “e estará em vós” (a
partir do Pentecoste). A expressão “para sempre” revela a presença definitiva
do Espírito Santo na vida do crente (Romanos 8.9 a 11 “Entretanto, vocês não estão
sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita
em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas
se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito
está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus
dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os
mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que
habita em vocês”, 2 Coríntios 1.22 “O qual também nos selou e deu o penhor do
Espírito em nossos corações” e Efésios 1.13 e 14 “Nele, quando vocês ouviram e
creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados
com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a
redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”).
A glorificação de Jesus Cristo era o evento que precedia e
condicionava o derramar do Espírito Santo. (João 16.7 “Todavia digo-vos a
verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá
a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei” e João 7.39 “Ele estava se referindo
ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o
Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado”).
A obra expiatória de Jesus Cristo resultaria na reunião, em
um só corpo, de todos os filhos de Deus. (João 11.52 “E não somente pela nação,
mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos”). O
Pentecoste foi o batismo ou a reunião dos filhos de Deus em um só corpo.
(Efésios 4.4 a 6 “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para
a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só
batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em
todos”). É o batismo do Espírito Santo, o mesmo para todos os que creem em
Jesus Cristo, e que acontece uma única vez (1 Coríntios 12.13 “Pois em um só
corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos,
quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único
Espírito”). É o batismo dos fiéis, para integrarem o corpo de Cristo.
O Espírito Santo não habita no mundo (sociedade sem Deus),
mas exclusivamente no crente, povo de propriedade exclusiva de Deus. (1 João
4.4 “Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em
vocês é maior do que aquele que está no mundo” e 1 Coríntios 6.19 “Acaso não
sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês,
que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”).
Martyn Lloyd Jones ao resumir o significado do Pentecoste,
diz:
“O grande propósito do pentecoste era oferecer a prova final
do fato de que Jesus de Nazaré é o filho de Deus e Salvador do mundo. Isso é
declarado. A segunda coisa é a grande inauguração da igreja como seu corpo; e a
terceira é uma prova do fato de que essas varias pessoas que são acrescidas à
igreja são membros do corpo”.
Em Atos 1.8, Jesus disse: “Mas recebereis a virtude (força,
vigor, poder) do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos
confins da terra”. Atos 1.4 eles já estavam em Jerusalém esperando a promessa
do Senhor.
Aqui nós já vemos a ordem do Senhor para que se faça missões
em nome dEle. (e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a
Judéia e Samaria, e até aos confins da terra)
Jerusalém – Missões Locais / Judéia e Samaria – Missões
Regionais / Confins da terra – Missões internacionais
Segundo Jesus, o Espírito capacita a igreja para ser
testemunha dEle no mundo. É o poder sobrenatural necessário para tornar a
mensagem do evangelho efetiva àqueles que a houvem. A igreja foi comissionada
pelo Cristo ressurreto a pregar as boas novas a toda criatura, é batizada no
Espírito, no Pentecoste, para com poder executar a sua tarefa (Mateus 28.19 e
20 “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome
do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu
lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”), (João
20.21 e 22 “Novamente Jesus disse: Paz seja com vocês! Assim como o Pai me
enviou, eu os envio. E com isso, soprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito
Santo”).
Esse principio estabelecido por Jesus Cristo, é a chave para
compreendermos a importância da ação e do poder do Espírito Santo na
evangelização (João 6.63 “O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se
aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida”). (Gálatas 5.19 a
23 “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e
libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo,
dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes, mas o
fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade,
fidelidade, mansidão e domínio próprio”). “Evangelismo é trazer uma mensagem
sobrenatural (a graça e o amor eletivo (ou que se alcança) de Deus por
pecadores perdidos e indignos) com um objetivo sobrenatural (ressuscitá-los da
morte espiritual para uma vida eterna de intima comunhão pessoal com Deus).
Mas esta mensagem sobrenatural com sua meta sobrenatural só
pode ser transmitida por um poder sobrenatural suficiente para sobrepujar o
estado de morte do “homem natural” e a perversa oposição do “mundo, da carne e
do diabo”, afirma Douglas Kelly. (1 Coríntios 2.14 “Ora, o homem natural não
compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não
pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”)
A igreja que tem a missão evangelizadora, mas, precisa do
poder do Espírito Santo para concretizá-la; Pedro, João e Paulo entendem assim:
Atos 4.31 “Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam
reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a
palavra de Deus”. Quando estamos cheios do Espírito Santo temos ousadia para
pregarmos a palavra de Deus sem medo, a todos quanto necessário.
1 Coríntios 2.4 e 5 “A minha palavra, e a minha pregação,
não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em
demonstração de Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em
sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”. Lembremo-nos que Paulo era: Judeu
de descendência, cidadão romano, Fariseu...
Efésios 6.18 e 19 “Orando em todo o tempo com toda a oração
e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por
todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a
palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho”.
Não haverá eficácia no trabalho de evangelização realizado
pela igreja sem o poder do Espírito Santo. É por esta razão, que o primeiro
sermão pregado após o Pentecoste, pelo apostolo Pedro produziu a conversão de
aproximadamente de três mil pessoas (Atos 2.41 “Os que aceitaram a mensagem
foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil
pessoas”). O Espírito Santo através da pregação bíblica compungiu o coração dos
ouvintes, produzindo o arrependimento.
Quem converteu três mil pessoas?
Douglas Kelly resume: “Para que o evangelismo seja efetivo é
necessário o Espírito Santo acima de tudo. Apenas a Sua unção pode embelezar o
caráter daqueles que trazem a mensagem do evangelho; somente Ele pode abrir o
coração dos pecadores para serem iluminados e renovados quando lhes testificar
da absoluta verdade da palavra pregada que Ele mesmo inspirou”.
Conclusão
Após o Pentecoste, Atos 2, estabeleceu-se uma nova norma que
vigorará até a Segunda vinda de Jesus Cristo. Toda pessoa recebe o Espírito
Santo, não como resultado de boas obras, mas “pela pregação da fé” (Gálatas 3.2
e 14 “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um
acréscimo de cerca de três mil pessoas,...,... Para que a bênção de Abraão
chegasse aos gentios por Jesus Cristo (Gênesis 12.3 “E abençoarei os que te
abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas
as famílias da terra”), e para que pela fé nós recebamos a promessa do
Espírito”). Esta é chamada de “fé salvadora” produzida por Deus no momento da
conversão.
Atos 2.38 e 39 “Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de
vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e
receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus
filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso
Deus chamar”.
Também, é imperativo divino, que todo cristão busque a
plenitude ou o enchimento do Espírito Santo; “Enchei-vos do Espírito”.
Há quatro aspectos importantes que devem ser destacados
nesta ordem:
Ele esta no modo imperativo. “enchei-vos”, não é uma opção
para o cristão, mas um mandamento divino (enchei-vos).
Ele esta no plural. “enchei-vos”, não é privilégio para
alguns, mas uma obrigação de todos (enchei-vos).
Ele esta na voz reflexiva (que produz reflexão faz
refletir). “Enchei-vos” significa “deixar-vos encher pelo Espírito”, o cristão
deve se entregar sem reservas ao Espírito Santo.
Ele esta no presente (significa hoje, mas e amanhã, quando o
amanhã chegar ele será hoje). “Enchei-vos”, indica uma apropriação continua que
inicia e não termina jamais.
Resumindo: Pentecoste significa vida no Espírito.
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