De Deus para o homem do primeiro ao quarto
1 - Eu sou YHWH, teu Deus, que te fiz sair da
terra do Egito, da casa dos escravos. Não terás outros Deuses em desafio a mim
(Deus de Abraão).
2 - Não farás imagem esculpida (em hebraico péshel),
referindo-se a ídolos, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem
embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorá-las-á, nem
prestar-lhes-á culto, por que eu, YHWH, teu Deus, sou Deus zeloso ("Deus
que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento"), e que puno o
erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração e sobre a quarta geração
dos que me odeiam, mas que uso de benevolência para com até a milésima geração
dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
3 - Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão
(ou "dum modo fútil", blasfema, inútil, sem valor), pois YHWH não
considera impune aquele que tomar seu nome em vão.
4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado
de YHWH, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho,
nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o
estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez YHWH o céu
e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso
YHWH abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Do
homem para o homem do quinto ao décimo
5 - Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os
teus dias se prolonguem sobre o solo que YHWH, teu Deus, te dá.
6 - Não assassinarás (ou cometer homicídio).
7 - não cometerás adultério.
8 - Não furtarás.
9 - Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.
Torá
6 - Não assassinarás (ou cometer homicídio).
7 - não cometerás adultério.
8 - Não furtarás.
9 - Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.
10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.
Torá
O primeiro mandamento nos ensina a quem devemos adorar: Não terás outros Deuses além de mim.
O segundo nos fala como devemos adorar: Não farás para ti imagem de escultura.
O terceiro mandamento nos informa a respeito da exigência de Deus quanto a forma reverente ou o correto espírito de adoração: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
O segundo nos fala como devemos adorar: Não farás para ti imagem de escultura.
O terceiro mandamento nos informa a respeito da exigência de Deus quanto a forma reverente ou o correto espírito de adoração: Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
Qual o nome de Deus? Qual a importância do nome?
Na bíblia, Deus é chamado por vários nomes: Elohim,
que significa “Deus”. Elôah, que significa “Deus”. El, que significa “Deus”. Elion,
que significa “Altíssimo”. Shaday, que significa “Onipotente”. Adonay, que
significa “Senhor”. Yahveh, que significa “Ele faz existir”. Este último nome, Yahveh,
Tetragrama sagrado, pois é formado por quatro consoantes: YHWH impronunciável,
é o único nome que é realmente o nome próprio de Deus. Os outros nomes são mais
títulos do que nomes propriamente.
Este nome é derivado do verbo hebraico (havah), que significa “ser”,
ou “existir”. O nome Yahveh aparece muitas vezes no tanach (antigo testamento). Este nome é
considerado o mais sagrado dos nomes de Deus.
No entanto, na maioria das traduções da bíblia, onde aparece o nome Yahveh, este nome é substituído pela palavra “Senhor” ou pela palavra “Deus”.
No entanto, na maioria das traduções da bíblia, onde aparece o nome Yahveh, este nome é substituído pela palavra “Senhor” ou pela palavra “Deus”.
Isto acontece pela seguinte razão:
A partir do século 3 a.c., os judeus deixaram de pronunciar o nome
sagrado de Deus, Yahveh, porque achavam que seria uma profanação pronunciá-lo,
e por isso, ao lerem a bíblia,
onde estava escrito Yahveh, eles pronunciavam Adonay, que significa “Senhor”.
Por este motivo, quando a bíblia
foi traduzida para o grego, onde aparecia o nome sagrado Yahveh, eles colocaram
kyrios, que em grego significa “Senhor”. Posteriormente, ao traduzirem a bíblia
para o latim, onde aparecia o nome sagrado, eles colocaram “dominus”, que
significa “Senhor”, e depois, quando traduziram para o português, colocaram “Senhor”.
Nome é o mesmo que caráter
Quando você ouve o nome de alguém conhecido, pensamentos e associações surgem imediatamente em sua cabeça. Você experimenta emoções, se lembra de eventos, porque você se lembrará de como essa pessoa viveu, o que fez. Os nomes são um resumo de tudo o que esses indivíduos são. O nome representa quem ela é ou num sentido profético o que ela será. Deus se preocupou tanto com o nome que ele mesmo deu nome a pessoas ou mudou os seus nomes em certos momentos importantes de suas vidas. Quando o caráter deles mudava ele lhes mudava o nome.
Quando você ouve o nome de alguém conhecido, pensamentos e associações surgem imediatamente em sua cabeça. Você experimenta emoções, se lembra de eventos, porque você se lembrará de como essa pessoa viveu, o que fez. Os nomes são um resumo de tudo o que esses indivíduos são. O nome representa quem ela é ou num sentido profético o que ela será. Deus se preocupou tanto com o nome que ele mesmo deu nome a pessoas ou mudou os seus nomes em certos momentos importantes de suas vidas. Quando o caráter deles mudava ele lhes mudava o nome.
Gênesis 17.5 “Deus disse a Abraão: e não se
chamará mais o teu nome Abrão (pai exaltado), mas Abraão (pai de uma multidão),
será o teu nome, porque por pai da multidão nações te tenho posto”.
Jesus mudou o nome de Simão para Pedro, uma pedra. O Senhor estava dizendo a Pedro que ele seria mudado de um homem indeciso, pouco confiável, em alguém que era firme e forte e tomaria uma posição.
Quando um homem ou mulher recebe Jesus como Salvador, o seu nome se
torna eterno, é escrito no livro da vida do cordeiro. O nome de Deus representa
tudo o que ele tem revelado a seu respeito. Isso inclui seus nomes, títulos,
atributos, autoridade, palavra e adoração.
Confiar no nome de Deus é confiar em seu poder, amor e sabedoria.
Provérbios 18.10 “Torres forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio”.
Salmo 20.1 “O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja”.
Provérbios 18.10 “Torres forte é o nome do Senhor; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio”.
Salmo 20.1 “O Senhor te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja”.
Conhecer o nome de Deus é conhecer a respeito dele.
João 17.6 “manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste;
eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra”.
Agir no nome de Deus é agir sob sua autoridade
Mateus 28.19 “portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do pai, e do filho, e do espírito santo”.
2 Tessalonicenses 3.6 “mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor
Jesus cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não
segundo a tradição que de nós recebeu”.
O lugar que Deus tem colocado o seu nome é a instituição onde reside a
autoridade para trabalhar.
Mateus 18.20 “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
1 Reis 8.29 “para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: o meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar”.
Tendo entendido completamente o significado do nome de Deus, podemos
entender a importância do terceiro mandamento. Ele não somente demanda
reverência e o devido respeito aos nomes e títulos de Deus, mas também a tudo o
que diz respeito a ele e a sua obra. Nós somos proibidos de adorá-lo de maneira
errada ou negligente.
Salmo 111.9 “Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para
sempre; santo e tremendo é o seu
nome”.
Seu nome deve ser santificado ou separado
Mateus 6.9 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos
céus, santificado seja o teu nome”.
As coisas consagradas e associadas a Deus, como por exemplo a casa de
Deus ou a sua palavra, devem ser devidamente respeitadas. Este mandamento não somente proíbe os falsos
juramentos e juras comuns mas veda-nos o uso do nome de Deus de maneira leviana
ou descuidada, sem atentar para a sua terrível significação. Pela precipitada
menção de Deus na conversação comum, pelos apelos a ele feitos em assuntos
triviais, e pela frequente e impensada repetição de seu nome, nós o desonramos.
Salmos 111.9 "Santo e tremendo é o seu nome". Todos devem
meditar em sua majestade, pureza e santidade, para que o coração possa
impressionar-se com uma intuição de seu exaltado caráter; e seu Santo nome deve
ser pronunciado com reverência e solenidade. O homem quebra esta lei
quando utiliza os nomes ou títulos de Deus, ou ora, adora ou fala das coisas
associadas ao Senhor por qualquer outra razão que não seja o desejo de
honrá-lo.
Isto pode ser feito da seguinte maneira:
Não se deve falar das coisas divinas em vão ou sem propósito, muito
menos ainda em piadas ou brincadeiras.
Não devemos falar, adorar, ou invocar o Senhor sem a devida
reverência. A majestade é um atributo de Deus. A irreverência tem sido uma
característica da adoração moderna. (Shows evangélicos)
O nome de Deus nunca deve ser utilizado de forma vã ou para amaldiçoar
alguém, amaldiçoar pelo nome de Deus quer dizer falar mal de Deus ou ainda
desejar o mal ou o castigo de Deus a si próprio ou a outra pessoa. Amaldiçoar,
portanto, é quando nós dizemos ou pensamos que Deus é o culpado, e ficamos
bravos com ele, por tudo de errado que acontece em nossas vidas. Além disso,
amaldiçoar é também quando nós dizemos a nós mesmos ou a outras pessoas que
esperem, pois o castigo virá.
Tomara que Deus te castigue. Ou desejamos aos nossos filhos: você vai
ver como é bom quando tiver seus próprios filhos e eles fizerem com você o que
você faz comigo. O apóstolo Tiago (3.9 e 10) nos diz que usamos a língua tanto
para agradecer ao Senhor e pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram
criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento
como de maldição.
Há, no entanto, colocações corretas e justas
Gálatas 1.8 “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie
outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”.
1 Coríntios 16.22 “Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja
anátema. Maranata”.
O nome de Deus não deve ser usado em juramentos desnecessários, quando
um simples sim ou não é suficiente.
Tiago 5.12 “mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem
pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja
sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”.
Quando nós professamos a Cristo como Salvador e o desonramos com as
nossas vidas estamos tomando o seu nome em vão.
Romanos 2.24 “porque, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado
entre os gentios por causa de vós”.
Toda lei carrega uma penalidade para aquele que a desobedece (pois YHWH
não considera impune aquele que tomar seu nome em vão). Este mandamento traz
consigo um aviso específico. Sem dúvida isto é mencionado devido a tendência
insolente do homem pensar a respeito deste pecado. Mesmo aqueles que xingam e
praguejam, defendem esta prática como sendo somente palavras.
Mateus 12.36 e 37 “mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os
homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras
serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”.
Lembre-se que mesmo na sociedade o homem pode ser processado por
calúnia ou por infringir direitos autorais. Muitos vão à justiça por algo dito
a respeito deles ou da sua família. Os juízes penalizam aqueles que faltam com
o devido respeito ao tribunal. Quanto mais culpados serão os homens por abusar
ou fazer mau uso do nome de Deus ou faltar com a devida reverência para com sua
palavra ou pessoa.
A lei de Deus conduz o homem a convicção do pecado
Romanos 3.19 e 20 “ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que
estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo
seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante
dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”.
Este terceiro mandamento tem frequentemente conduzido o homem a enxergar a sua culpa diante de Deus e a necessidade de um Salvador. Sem o novo nascimento o homem nunca irá reverenciar a Deus.
Este mandamento nos ensina, como cristãos, o dever de manter nossos
corações sintonizados para a adoração e o serviço de Deus.
Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu
coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
A glória de Deus deve ser o nosso primeiro objetivo
Que nós possamos, como igreja, aprender bem a nossa responsabilidade
de louvar e honrar a Deus na adoração pública.
Salmo 89.7 “Deuses é muito formidável na assembleia dos santos, e
para ser reverenciado por todos os que o cercam”.
Em Êxodo 3.13 a 15, encontramos Deus falando com Moisés e lhe
ordenando que dirigisse o povo de Israel para a terra prometida. Em dado
momento, Moisés indaga: quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: O
Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, eles vão me perguntar: Qual é o
nome dele? Aí, o que é que eu digo? Deus disse: Eu sou quem sou. E disse ainda:
Você dirá o seguinte: "Eu sou me enviou a vocês”. O eterno, o Deus dos
seus antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me enviou a vocês.
Este é o seu nome para sempre, e assim ele será lembrado por vocês em todos os
tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário