23/06/2017

Abraão



Todos sabemos que existem conseqüências para as ações que praticamos. O que fazemos pode desencadear uma série de acontecimentos que talvez perdurem até muito tempo após a nossa morte. Infelizmente, quando tomamos uma decisão, a maioria de nós pensa somente nas conseqüências imediatas. Este engano é cometido com freqüência  pelo fato de termos um período de vida relativamente curto. Abraão teve uma escolha a fazer. Sua decisão consistia em partir com a família e os pertences para terras desconhecidas ou permanecer exatamente onde estava. Ele precisava decidir entre a segurança do que possuía e a incerteza de viajar sob a direção de Deus. 
Tudo com que ele contava para prosseguir era a promessa de que Deus iria guiá-lo e abençoá-lo. Abraão dificilmente poderia imaginar quanto o futuro dependia de sua decisão, mas sua obediência afetou a história do mundo inteiro. A resolução de obedecer e seguir a Deus resultou no desenvolvimento da nação que seria usada por Deus ao visitar Ele próprio a terra. Quando Jesus Cristo veio ao mundo, a promessa de Deus foi cumprida; através de Abraão, o mundo inteiro foi abençoado.

Você provavelmente não sabe os efeitos em longo prazo da maioria das decisões que faz. Mas, o fato de que haverá conseqüências no futuro não deverá fazê-lo pensar com cuidado e buscar a direção de Deus nas escolhas de hoje?

Pontos fortes e êxitos:
Sua fé agradou a Deus.
Tornou-se o fundador da nação judaica.
Foi respeitado pelos outros e corajoso ao defender a família a qualquer preço.
Foi um pai cuidadoso não só apenas para a sua família, mas praticou a hospitalidade para com outras pessoas.
Foi um fazendeiro bem-sucedido.
Tinha o costume de evitar conflitos, mas, quando estes eram inevitáveis, permitia que seu oponente estabelecesse as regras para a disputa.

Fraquezas e erros:
Quando sob pressão, ele distorcia a verdade.

Lições de vida:
Deus requer dependência, confiança e fé nEle, não fé em nossa habilidade de agradá-lo.
Desde o princípio, o plano de Deus tem sido permitir que todas as pessoas o conheçam.

Informações essenciais:
Locais: Nascido em Ur dos Caldeus, passou a maior parte da vida na terra de Canaã.
Ocupação: Rico e bem-sucedido criador de gado.
Familiares: Irmãos, Naor e Harã; pai, Tera; esposa, Sara; sobrinho, Ló e  filhos, Ismael e Isaque.
Contemporâneos: Abimeleque e Melquisedeque.

Versículo-chave:

Gênesis 15.6 “E creu ele no SENHOR, e foi-lhe imputado isto por justiça”.

A história de Abraão pode ser encontrada em Gênesis 11 a 25. Ele é também mencionado em Êxodo 2.24, Mateus 1.1, Lucas 3.24, Atos 7.28, Romanos 4, Gálatas 3 e Hebreus 2, 6, 7, 11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário