22/06/2017

Ismael


Você já imaginou como seria sua vida caso tivesse nascido na família errada? Não sabemos muito sobre a visão que Ismael tinha da vida, mas esta pergunta deve tê-lo perseguido algumas vezes. Sua vida, nome e posição estavam estritamente ligados a um conflito entre duas mulheres ciumentas. Sara (Sarai), impaciente com o tempo de Deus, tomou a frente da situação e decidiu ter um filho através de outra mulher. Agar, como serva que era, submeteu-se a ser usada dessa forma, mas sua gravidez gerou sentimentos de superioridade para com Sara. E Ismael nasceu em meio a esse tenso ambiente. 

Por treze anos Abraão penso que a promessa de Deus havia sido cumprida em Ismael. Ele ficou surpreso ao ouvir que a criança prometida nasceria de Sara. A partir de então, a gravidez de Sara e o nascimento de Isaque devem ter causado  um impacto devastador em Ismael. Ele fora tratado como filho e herdeiro, mas essa chegada de ultima hora tornou seu futuro incerto. Durante a celebração do desmame de Isaque, Sara surpreendeu Ismael zombando de seu meio-irmão. Como resultado, Agar e Ismael foram permanentemente expulsos da família de Abraão. Muito do aconteceu na vida de Ismael não pode ser atribuído a ele. Ismael viu-se em um processo muito maior do que ele mesmo. No entanto, suas atitudes demonstraram que ele escolheu tornar-se parte do problema e não da solução. 

Ele escolheu viver sob as circunstâncias ao invés de acima delas. A escolha de Ismael é provavelmente a que todos nós fazemos. Há circunstâncias sobre as quais não temos controle (hereditariedade, por exemplo), mas há outras que podemos controlar (as decisões que fazemos). O essencial da questão é a natureza do pecado que todos nós herdamos. Ela pode ser parcialmente controlada, porém não vencida, através de esforços humanos. No contexto da história,  a vida de Ismael representa a confusão que fazemos quando não tentamos mudar as coisas que poderíamos ter mudado. O Deus da bíblia tem oferecido a solução. Sua resposta não é uma vida controlada, mas transformada. Para que ocorra uma transformação de vida, é preciso voltar-se para Deus, confiar que Ele perdoa nossos pecados do passado e mudar nossa atitude para com ele e as outras pessoas.

Pontos fortes e êxitos:

Um dos primeiros a experimentar o sinal físico do pacto de Deus, a circuncisão.                                  
Conhecido por sua habilidade como arqueiro e caçador.                                                                                Pai de doze tribos que se tornaram guerreiras.

Fraquezas e erros:

Não reconheceu o lugar do seu meio-irmão Isaque, e zombou dele.

Lições de vida:

Os planos de Deus incorporam os erros das pessoas.   

Informações essenciais:

Locais: Canaã e Egito. Ocupações: Caçador, arqueiro e guerreiro. 
Familiares: Pais, Agar e Abraão, meio-irmão de Isaque.

Versículo chave:

Gênesis 21.17 e 18 “Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: "O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou. Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo".


A história de Ismael pode ser encontrada em Gênesis 16 e 17, 21.8 a 20, 25.12 a 18, 28.8 e 9, 36.1 a 3. Ele também é mencionado em 1 Crônicas 1.28 a 31, Romanos 9.7 a 9 e Gálatas 4.21 a 31. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário