14/06/2017

Décima carta de amor para você



Êxodo 20.17 “Não cobiçarás a casa de teu próximo. Não cobiçarás a mulher de teu próximo, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu jumento, nem coisa alguma que pertença a teu próximo”.

Introdução

Só Deus pode fazer leis que comprometem o coração humano, pois somente ele conhece e pode julgar o coração. Cobiça é algo que está no coração do homem.

1 – Cobiça: Desejo imoderado e inconfessável de possuir (o que, geralmente, não se merece).
2 – Ambição
3 – Avidez (desejo ardente e insaciável)

1 – A seriedade da cobiça

Os homens normalmente veem o pecado da cobiça como sendo de menor importância. O criador, entretanto, sabe quão perniciosa é a corrupção do pecado. Considere o perigo e o mal deste pecado:

A cobiça no coração humano é uma fonte de pecado, a cobiça levou Eva a pecar no éden, Judas a trair a Cristo e Davi em cair no pecado de adultério e assassinato. O décimo mandamento é realmente um escudo para os outros mandamentos, pois a cobiça fará com que o homem quebre todos eles.

A cobiça nos leva a colocarmos outras coisas no lugar de Deus

Êxodo 20.3 “Não terás outros Deuses diante de mim”.

Jó 31.24 a 28 “Se no ouro pus a minha esperança, ou disse ao ouro fino: Tu és a minha confiança; se me alegrei de que era muita a minha riqueza, e de que a minha mão tinha alcançado muito; se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, caminhando gloriosa, e o meu coração se deixou enganar em oculto, e a minha boca beijou a minha mão, também isto seria delito à punição de juízes; pois assim negaria a Deus que está lá em cima”.

2 – A cobiça faz da riqueza o nosso ídolo

Êxodo 20.4 “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

Efésios 5.5 “Porque bem sabeis isto: Que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de cristo e de Deus”.

3 – A cobiça faz o homem jurar falsamente e usar o nome de Deus por mero lucro

Êxodo 20.7 “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.

4 – A cobiça levou o homem a quebrar o sábado, hoje o homem trabalha no dia do Senhor visando o lucro financeiro.
Êxodo 20.8 “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”.

5 – A cobiça causa a negligência aos pais

Êxodo 20.12 “Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Mateus 15.3 a 6 “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: por que transgredis-vos, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: honra o teu pai e a tua mãe; e: quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: qualquer que disser ao pai ou à mãe: é oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem o seu pai nem a sua mãe, e assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus”.

6 – A cobiça é responsável pelas guerras e assassinatos

Êxodo 20.13 “Não matarás”.

7 – O adultério começa quando o homem cobiça o que não lhe pertence. Veja como a indústria do entretenimento explora o sexo por dinheiro.

Êxodo 20.14 “Não adulterarás”.

8 – A cobiça é a mãe do roubo

Êxodo 20.15 “Não furtarás”.

9 – A calúnia e o engano podem ser traçados como freqüentemente tendo seu início na cobiça

Êxodo 20.16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

A cobiça revela um coração que não ama ao seu próximo. O amor verdadeiramente aperfeiçoado se regozija quando outros são abençoados. A cobiça é a essência do egoísmo e do amor próprio.

2 João 1.2 “Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco”.

A cobiça, como outros pecados, conduz a perdição.

1 Corintios 6.10 “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.

A cobiça e detestável na vida de cristãos professos

1 Corintios 5.11 “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento (apego ao dinheiro), ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais”.

A cobiça é o que faz com que o dinheiro seja injustamente amado

1 Timóteo 6.9 e 10 “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.

A cobiça é um pecado tolo que causa cegueira na mente dos homens

Lucas 12.15 a 21 “E disse-lhes: acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: a herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: farei isto: derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: alma tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus”.

Evitando a cobiça

Que venhamos aprender a estarmos contentes com aquilo que Deus nos dá

Filipenses 4.11 “Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho”.

1 Timóteo 6.6 a 9 “Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína”.

Confiemos em Deus e ele suprirá nossas necessidades, e de uma maneira que sempre é o melhor para nós.

Hebreus 13.5 “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: não te deixarei, nem te desampararei”.

Mateus 6.24 a 33 “Ninguém pode servir a dois Senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom. Por isso vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Nós precisamos cultivar um espírito altruísta (dedicado aos seus semelhantes). Ao devolvermos nosso dízimo e ajudarmos na casa do Senhor, isso mostra que estamos livres de toda cobiça e apego material.

Atos 20.35 “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”.


Tiago 4.1 a 17 “De onde vêm às guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado”.

Um comentário:

  1. Essas dez mensagens é uma bênção tremenda de Deus para nós, só podemos agradecer ao Pai pelo amor que tem por nós. Sigamos esses mandamentos e seremos felizes e abençoados.

    ResponderExcluir