11/06/2017

Sétima carta de amor pra você



Êxodo 20.14 “Não cometerás adultério”.

A cerca de Deus ao redor do seu casamento

Introdução

Quando a lei de Deus é esquecida a impureza sexual vai se impregnando na sociedade. Até mesmo o povo de Deus necessita exercitar constante vigilância para pensar e agir de maneira pura. Nós temos frequentemente notado que os dez mandamentos foram escritos utilizando-se o artifício literário conhecido como sinédoque (É a substituição de um termo por outro, em que os sentidos destes termos têm uma relação de extensão desigual, ampliação ou redução). Ao entendermos isto percebemos que o sétimo mandamento cobre todas as formas de impureza sexual. Isto inclui:

Fornicação (Ter coito com)

Isto se refere a qualquer forma de relação sexual ilícita, e pode incluir o adultério também

1 Coríntios 5.1 a 13 “Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, seja entregue a satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. Não é boa a vossa jactância (arrogância, amor próprio). Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo".

Adultério (Violação da fé conjugal, falsificação, adulteração)

É a infidelidade sexual cometida contra o cônjuge

1 Tessalonicenses 4.3 “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição”.

Hebreus 13.4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará”.

Levítico 20.10 “Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera”.

Tiago 4.4 “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.

Divórcio e novo casamento feitos sem base bíblica

Mateus 19.9 “Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério”.

Perversão sexual

Sexo com animais, homem com homem, mulher com mulher, sexo anal. Sadomasoquismo, associação de sadismo e de masoquismo no mesmo indivíduo. Perversão sexual em que a satisfação depende do sofrimento físico ou moral infligido a outrem. Gosto, prazer em fazer ou ver sofrer outrem. Perversão sexual que faz procurar o prazer na dor física e nas humilhações.

Levítico 18.22 a 25 “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação. Nem te deitarás com animal algum, contaminando-te com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão. Não vos contamineis com nenhuma dessas coisas, porque com todas elas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós; e, porquanto a terra está contaminada, eu visito sobre ela a sua iniquidade, e a terra vomita os seus habitantes”.

Romanos 1.24 a 28 “Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao criador, que é bendito eternamente. Amém. Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm”.

1 Coríntios 6.9 “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas”.

Incesto (União ilícita entre parentes próximos)
.
Levítico 18.1 a 19 “Disse mais o senhor a Moisés: fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus. Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes; nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; nem andareis segundo os seus estatutos. Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
Guardareis, pois, os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor. Nenhum de vós se chegará àquela que lhe é próxima por sangue, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor. Não descobrirás a nudez de teu pai, nem tampouco a de tua mãe; ela é tua mãe, não descobrirás a sua nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.
A nudez de tua irmã por parte de pai ou por parte de mãe, quer nascida em casa ou fora de casa, não a descobrirás. Nem tampouco descobrirás a nudez da filha de teu filho, ou da filha de tua filha; porque é tua nudez. A nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai, a qual é tua irmã, não a descobrirás. Não descobrirás a nudez da irmã de teu pai; ela é parenta chegada de teu pai. Não descobrirás a nudez da irmã de tua mãe, pois ela é parenta chegada de tua mãe. Não descobrirás a nudez do irmão de teu pai; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. Não descobrirás a nudez de tua nora; ela é mulher de teu filho; não descobrirás a sua nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu irmão; é a nudez de teu irmão. Não descobrirás a nudez duma mulher e de sua filha. Não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para descobrir a sua nudez; são parentas chegadas; é maldade. E não tomarás uma mulher juntamente com sua irmã, durante a vida desta, para tornar-lha rival, descobrindo a sua nudez ao lado da outra. Também não te chegarás à mulher enquanto for impura em virtude da sua imundícia, para lhe descobrir a nudez”.

1 Coríntios 5.1 “Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai”.

Marcos 6.18 “Pois João dizia a Herodes: não te é lícito possuir a mulher de teu irmão”.

Pensamentos impuros

Mateus 5.27 e 28 “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”.

Qualquer coisa que encoraje ou leve a impureza. (Namoro onde há relações sexuais ou qualquer tipo de intimidade)

Estupro

Nós já observamos que cada mandamento trata com uma classe particular de pecado. Com frequência a forma mais séria do pecado é mencionada em cada categoria. Isto fica entendido quando nos lembramos que o propósito do sétimo mandamento é proteger a família e a instituição do casamento.

Deus mesmo criou e autorizou o casamento para o bem estar da humanidade

Gênesis 2.21 a 25 “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam”.

Não é a AIDS, mas sim a destruição da família que é o efeito mais nocivo da imoralidade

As perdas causadas pela impureza sexual

Casamentos

O adultério e outras formas de impureza são uma violência cometida contra os lares. Note como o divórcio, coabitações ilícitas e agora o casamento entre pessoas do mesmo sexo têm feito na sociedade. Lares fortes agora é uma exceção, desde que a assim chamada revolução sexual começou.

Crianças, como Deus poderia assegurar que cada criança fosse bem-vinda a este mundo e provida de um ambiente amoroso e seguro? Instituindo o casamento e legalizando a união sexual somente entre marido e mulher. Desta maneira as crianças teriam um lar saudável onde os pais participam da sua criação. Para ver as sequelas causadas pela promiscuidade sexual é só olharmos ao nosso redor. Divórcio, ilegitimidade, lares com pais solteiros, abuso e aborto são os muitos efeitos de nosso estilo de vida permissivo. É triste ver as miseráveis consequências que a luxúria (sensualidade) tem trazido às crianças.

Amor romântico, a promiscuidade não é um aliado, mas um inimigo do verdadeiro amor. Um compromisso permanente se torna cada vez mais raro na medida em que a sociedade se torna leviana. Estudos têm mostrado que os casais que coabitam antes do casamento têm uma média baixa de sucesso mesmo quando chegam a se casar.

Saúde física, em todas as épocas a doença tem sido uma praga nas sociedades onde as leis de Deus sobre o casamento são desobedecidas

Provérbios 5.3 a 12 “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite, mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa; para que não dês a outrem a tua honra, e não entregues a cruéis os teus anos de vida; para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu trabalho vá parar em casa alheia; e no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo. E então digas: como odiei a correção! E o meu coração desprezou a repreensão”.

A honra de Deus,
imoralidade gera desobediência e desonra a Deus

1 – É uma rebelião contra Deus Pai que deu a lei.

2 – É um mau uso do corpo, que no caso dos cristãos, pertence a Cristo.

1 Coríntios 6.15 a 18 “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”.

3 – É um ato com qual o povo cristão contamina o templo de Deus

1 Coríntios 6.19 e 20 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do espírito santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

Nossas almas, todos cujas vidas são caracterizadas pela impureza irrestrita, dão a evidência de que não tiveram um novo nascimento.

Provérbios 6.32 “Assim, o que adultera com uma mulher é falto de entendimento; aquele que faz isso destrói a sua alma”.

1 Coríntios 6.9 a 10 “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus”.

Cristãos verdadeiros podem cair neste pecado sexual, mas aqueles verdadeiramente convertidos virão a se arrepender. O salmo de Davi de arrependimento após o seu pecado com Batseba é um exemplo disso (Salmo 51).

Os caminhos da impureza sexual

2 Timóteo 2.22 “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o senhor”.

Romanos 13.14 “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências”.

Os dez mandamentos não somente proíbe o pecado, mas aquilo que conduz para isso. Aqueles que desejam evitar a imoralidade devem evitar os caminhos que conduzem a ela.

Pensamentos maus e olhar impuro

Mateus 5.28 “Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”.

Falha em evitar situações onde a tentação ou o perigo de transigência está presente.

Não devemos brincar com as tentações. José nos deu um maravilhoso exemplo de como fugir das tentações.

Gênesis 39.7 a 12 “E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, sucedeu num certo dia que ele veio a casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; e ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora”.

Flertes

Muitos dos adultérios ocorrem quando um homem e uma mulher permitem que o flerte se desenvolva em paixão. Em nossos dias, onde ambos os sexos estão presentes no local de trabalho, isto é um problema real. Nossos corações devem ser guardados.

Provérbios 4.23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida”.

E nossas mentes fixas em nosso cônjuge

Provérbios 5.18 “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade”.

Literatura e entretenimento imoral

Filipenses 4.8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

Vestimenta escandalosa

Não há desculpas para a vestimenta sexualmente atrativa. A mulher é responsável pela influência que exerce. Nós todos somos guardadores de nosso irmão.

1 Timóteo 2.8 a 10 “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras”.

Provérbios 7.10 “E eis que uma mulher lhe saiu ao encontro com enfeites de prostituta, e astúcia de coração”.

Casamentos fracos

O objetivo do casamento é o relacionamento mutuamente amoroso e gratificante

1 Coríntios 7.1 a 3 “Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido”.

Más companhias

2 Samuel 13.1 a 15 “E aconteceu depois disto que, tendo Absalão, filho de Davi, uma irmã formosa, cujo nome era Tamar, Amnom, filho de Davi, amou-a. E angustiou-se Amnom, até adoecer, por Tamar, sua irmã, porque era virgem; e parecia aos olhos de Amnom dificultoso fazer-lhe coisa alguma. Tinha, porém, Amnom um amigo, cujo nome era Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi; e era Jonadabe homem mui sagaz. O qual lhe disse: por que tu de dia em dia tanto emagreces, sendo filho do rei? Não mo farás saber a mim? Então lhe disse Amnom: amo a Tamar, irmã de Absalão, meu irmão. E Jonadabe lhe disse: deita-te na tua cama, e finge-te doente; e, quando teu pai te vier visitar, dize-lhe: peço-te que minha irmã Tamar venha, e me dê de comer pão, e prepare a comida diante dos meus olhos, para que eu a veja e coma da sua mão. Deitou-se, pois, Amnom, e fingiu-se doente; e, vindo o rei visitá-lo, disse Amnom, ao rei: peço-te que minha irmã Tamar venha, e prepare dois bolos diante dos meus olhos, para que eu coma de sua mão, mandou então Davi a casa, a Tamar, dizendo: vai à casa de Amnom, teu irmão, e faze-lhe alguma comida. E foi Tamar à casa de Amnom, seu irmão (ele porém estava deitado), e tomou massa, e a amassou, e fez bolos diante dos seus olhos, e cozeu os bolos. E tomou a frigideira, e os tirou diante dele; porém ele recusou comer. E disse Amnom: fazei retirar a todos da minha presença. E todos se retiraram dele. Então disse Amnom a Tamar: traze a comida ao quarto, e comerei da tua mão. E tomou Tamar os bolos que fizera, e levou-os a Amnom, seu irmão, no quarto. E chegando-lhos, para que comesse, pegou dela, e disse-lhe: vem, deita-te comigo, minha irmã. Porém ela lhe disse: não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti. Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela. Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: levanta-te, e vai-te”.

Embriaguez

Provérbios 23.29 a 33 “Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades”.

Habacuque 2.15 “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez”.

O valor da lei

A - Ao contrário do ponto de vista dos tolos, esta lei é um grande protetor da família e da felicidade humana.

B – Esta lei como as outras revelam a nossa necessidade de Cristo.
Quem pode alegar inocência à vista de Deus (Romanos 3.20 “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”). A penalidade é o inferno, mas os que crêem encontram o perdão através de Jesus Cristo.

João 8.1 a 8 “Jesus, porém, foi para o monte das oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e, pondo-a no meio, disseram-lhe: mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário