09/06/2017

Quinta carta de amor para você



Êxodo 20.12 “honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Êxodo 19.18 “E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente”. Quando a palavra de Deus entra em nossa vida ela nos abala, nos faz tremer.

Que o estudo desses 10 mandamentos sacuda você, faça tremer suas estruturas assim como o monte Sinai tremeu por causa da voz de Deus e sua presença.

A honra é maior que a obediência

Honra significa não rebelar-se, ou seguir com temor. É mais do que apenas obedecer aos pais.
Porque Deus nos diz que devemos honrar pai e mãe? Porque se não honrarmos nossos pais não honraremos a Deus. Ao honrarmos os nossos pais estamos honrando a autoridade do Deus todo-poderoso. O quinto mandamento realmente trata a respeito da atitude do homem para com a autoridade outorgada por Deus. A mais antiga e básica forma desta autoridade é aquela manifestada através da paternidade.  Ao honrarmos os nossos pais nós estamos nos submetendo ao Senhor que instituiu e autorizou a família. Considere o fato de que Deus mesmo se revela como o nosso Pai (Mateus 6.9).

Quando Jesus compara Deus com o pai, está tanto recorrendo a antigas tradições judaicas, quando se utilizado de uma expressão muito importante para as pessoas, a figura paterna. Para um cristão, honrar pai e mãe é um dos pontos da tora que não podem, absolutamente, ser esquecidos. O quinto mandamento cobre o nosso dever de honrarmos toda a autoridade legitimamente constituída.

Outras formas da autoridade divinamente outorgadas são:

A – O governo civil. Romanos 13.1 a 3 “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela”. Nós falamos a respeito de nossos líderes como pais da cidade, estado e país. O desrespeito à autoridade é uma marca da perversidade 2 Pedro 2.10 e 11 “Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades. Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor”.

B – Patrões.  Tito 2.9 e 10 “Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo. Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador”.

C – Pastores. Hebreus 13.7 “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver”.

D – Os idosos devem ser tratados com o devido respeito. Levítico 19.32 “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”.

Só temos permissão para desrespeitar autoridades quando estas vão contra a nossa fé.

Mateus 10.32 a 37 “portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. Não vim trazer paz à terra, não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra a sua mãe, e a nora contra a sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim”.

Efésios 6.4 “e vós pais, não provoqueis à ira os vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”.

Os deveres implícitos no quinto mandamento

Respeito

A falha em honrarmos os nossos pais é uma afronta à honra de Deus. Quando os pais em uma sociedade param de exigir e receber respeito, da mesma forma os professores, a polícia e outras autoridades também não serão respeitadas. A destruição da família leva à um caos na sociedade.
 
Deuteronômio 27.16 “Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá amém”!

Levítico 20.9 “
Qualquer que amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto; amaldiçoou a seu pai e a sua mãe; o seu sangue será sobre ele”.

Êxodo 21.17 “
Quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto”.

Provérbios 20.20 “
O que amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a sua lâmpada nas mais densas trevas.

Provérbios 23.22 “Ouve a teu pai que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer”.

Provérbios 30.17 “
Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a mãe, serão arrancados pelos corvos do vale e devorados pelos filhos da águia”.

A bíblia diz que se honrarmos nossos pais nossos dias serão longos na terra. Isso quer dizer que o próprio Deus nos abençoará. Mas se não o honrarmos receberemos o julgamento do Senhor. Deuteronômio 27.16 “maldito aquele que desprezar pai e mãe”.

Obediência

Efésios 6.1 a 4 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”.

Obediência aos pais é a forma mais básica do governo humano. Obediência aos pais também ensina a criança como se submeter a Deus. A primeira impressão de Deus deve vir da firmeza em amor que a criança recebe de seu pai humano. A criança que não é ensinada a obedecer aos seus pais terá dificuldades para se submeter a Deus.

Colossenses 3.20 “Vós, filhos obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor”.

Lucas 2.5 “Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas no coração. E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”.

Que isto seja uma admoestação aos pais. O respeito básico a Deus começa com o respeito aos pais.

Atenção as instruções

Provérbios 1.8 “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino da tua mãe. Porque eles te serão uma grinalda de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço”.

Os bons pais não somente têm mais experiência do que seus filhos, como também têm no seu coração o desejo do melhor para seus filhos. As crianças honram aos seus pais quando prestam atenção as suas instruções. Que nós possamos como pais levar a sério o nosso dever de cuidadosamente ensinar os nossos filhos (Deuteronômio 6.5 a 9).

O cuidado para com os pais doentes, idosos e necessitados

1 Timóteo 5.4 “Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus”.

Gratidão

Provérbios 31.28 “levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva”.

Cuidado para não ferir os pais

O abuso aos pais é um ultraje. Note em Êxodo 21.15 e 17 o que Deus pensa a respeito disto. (O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto. E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto). Lembremo-nos de que um filho tolo frequentemente fere o coração dos seus pais. Isto é a ocupação de tolos.

Provérbios 10.1 e 30.17 “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe”. “Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão”.

Exemplos bíblicos de honra e desonra

Os filhos de Noé. Um desonrou, outro honrou e o outro acompanhou. A desonra traz maldição.

Gênesis 9.18 a 27 “e os filhos de Noé, que da arca saíram, foram sem, cão e Jafé; e cão é o pai de Canaã. Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra. E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: bendito seja o Senhor Deus de sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de sem; e seja-lhe Canaã por servo”.

Jabez buscou a Deus e achou a solução. 1 crônicas 4.9 a 10 “e foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.

Jefté preservou o contato com Deus, mesmo vivendo entre os malfeitores. Juízes 11

José cresceu porque foi fiel a Deus, e soube perdoar os irmãos. Gênesis 50.15 a 21 “vendo então os irmãos de José que seu pai já estava morto, disseram: porventura nos odiará José e certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos. Portanto mandaram dizer a José: teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo: assim direis a José: perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam. Depois vieram também seus irmãos, e prostraram-se diante dele, e disseram: eis-nos aqui por teus servos. E José lhes disse: não temais; porventura estou eu em lugar de Deus? vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles”.

Ester na falta de pai e mãe honrou o tio. Ester 2.7 “este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha”.

Eunice sendo boa mãe, honrou sua mãe. 2 Timóteo 1.5 “trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”.

As instruções que ouvimos da boca da mãe servem para nos guiar o resto da vida:

Provérbios 6.20 a 23 “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração, pendura-os ao pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida”.

O filho obediente traz alegria aos pais:

Provérbios 10.1 "o filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe".

A conclusão a que chegamos é de que todos os pais e filhos devem buscar o perdão para os desencontros que já houveram em suas vidas e seguirem por um novo caminho: o caminho da graça, da misericórdia e da bondade de Deus. Não podemos aceitar o princípio de que devemos ficar em inimizade e em contenda entre nós! Isto é calamitoso. A bíblia declara que: “se alguém não cuida dos seus, especialmente dos da família, é pior que um incrédulo e tem negado a fé”. Afinal, os pagãos, que não estão na igreja, muitos milhões deles, possuem respeito por seus pais e tornam milhares de famílias da igreja, que vivem em conflito, uma vergonha e um escândalo público. Um absurdo!

A única solução que conhecemos para este mal provocado por satanás está descrita na bíblia sagrada. Lamentações de Jeremias 5.21 “converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes”. Salmos 143.10 “ensina-nos a fazer a tua vontade, pois, tu és o nosso Deus; guie-me o teu bom espírito por terreno plano”.

Vamos encerrar com as palavras sábias de Provérbios 23.15 a 19 “Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas. Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, no temor do Senhor perseverarás todo dia. Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança. Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração”.


Pra. Regina Rosales

Nenhum comentário:

Postar um comentário