29/05/2017

Certeza de vida eterna



Certeza de vida eterna é possível?

Vamos considerar o que 1 João 5.11 a 13 "E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna”.

Deus quer que saibamos que temos a vida eterna. Estes versos explicam claramente que aqueles que têm acreditado em Jesus Cristo e aceito a Ele como seu salvador pessoal têm vida eterna.

Vida eterna é o que o próprio nome diz: Eterna.

Romanos 8.38 e 39 diz: "Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Nada pode separar um Filho de Deus do seu Pai.

Certeza de vida eterna, por que tenho dúvidas?

Muitos crentes têm duvidado de sua segurança de salvação mas em João 11.26 “E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”. Eles talvez estejam passando por um período de instabilidade emocional, assim como muitos servos de Deus foram levados ao deserto para serem provados, nós também temos que enfrentar nosso deserto. Talvez eles tenham aberto as portas para dúvidas ou estão sendo levados pelas emoções, mas se conhecemos as escrituras sabemos que em Oseias 4.6 “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento”. Talvez estejam passando por uma época de seca na vida espiritual e não estão experimentando alegria em sua caminhada espiritual. Isso também pode ser causado por pecado não confessado e talvez satanás esteja tentando enganá-los e fazê-los acreditar que não são bons os suficientes para receber o perdão de Deus e a recompensa da vida eterna.

Tenha certeza que muitos lutam com situações assim de vez em quando. Essas sugestões podem ajudar:

Peça ao Senhor para lhe revelar algum pecado não confessado. Arrependa-se do seu pecado. Leia sua Bíblia diariamente. Estude versos específicos sobre salvação. Ore regularmente. Fale com Deus e peça a Ele para ajudá-lo. Confie no Senhor. Lembre-se de que Ele o ama imensamente. Repreenda qualquer dúvida em sua mente. Certeza de Salvação, compreenda o Suporte Bíblico
Jesus nos diz que Ele nos dá vida eterna e que nada pode tirá-la de nós: João 10.27 a 30 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um".
Salvação e a vida eterna é um presente da graça de Deus. Efésios 2. 8 e 9 diz: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus. não por obras, para que ninguém se glorie”.

Vamos nos assegurar no fato de que "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10.13).
Ter esse conhecimento deve nos dar esperança. Podemos saber que Cristo vai nos reivindicar como pertencentes a Ele por toda a eternidade. 1 Tessalonicenses 4.16 e 17 “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estivermos vivos serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre”.

1 – Podemos confiar no caráter de Deus

Deuteronômio 32.4 “Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é”.
Salmos 145.17 e 18 “O Senhor é justo em todos os seus caminhos e é bondoso em tudo o que faz. O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade”.
Malaquias 3.6 "De fato, eu, o Senhor, não mudo”
Números 23.19 “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir”?
Então entendemos que se Deus é a Rocha, as suas obras são perfeitas, os seus caminhos são justos, Ele fiel, não comete erros, De fato Ele não muda e não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa, com certeza podemos confiar em seu caráter, termos certeza que suas promessas se cumpriram em nossas vidas, inclusive a de que teremos vida eterna.

2 – A vida eterna é uma promessa desse Deus perfeito

João 6.47 “Asseguro-lhes que aquele que crê tem a vida eterna”
João 10.10 “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”.
João 5.24 "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida”.
Efésios 1.13 “Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa”.
2 Coríntios 1.21 e 22 “Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir”.
1 Timóteo 1.15 “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”.
Creio então com toda certeza que vida eterna é uma promessa de Deus para nós que somos seus filhos.

3 – A importância da obra realizada por Cristo

Hebreus 9.13 e 14 “Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!
Hebreus 10.17 e 18 “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais". “Onde essas coisas foram perdoadas, não há mais necessidade de sacrifício pelo pecado”.
Miqueias 7.19 “De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar”.
Tito 1.2 “fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos”. Por isso podemos e devemos confiar em Cristo que ele nos reserva a vida eterna com Ele.
João 6.40 “Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia".
João 6.58 “Este é o pão que desceu do céu. Os antepassados de vocês comeram o maná e morreram, mas aquele que se alimenta deste pão viverá para sempre".

Então vemos que a obra de Cristo é tão importante para nós, pois Ele pagou um alto preço por todos nós na cruz derramando seu precioso sangue, apagando assim todos os nossos pecados e garantindo uma vida eterna para nós ao seu lado.

Devemos entender três coisas, quem já recebeu Jesus como seu único e verdadeiro Salvador tem direito a essa vida eterna, temos a remissão de nossos pecados, claro que ainda pecamos, mas sempre que buscamos encontramos perdão, e todos temos que entender que mediante a fé em Cristo somos filhos de Deus.

Depois que recebemos Jesus como Salvador devemos continuar dia-a-dia nossa caminhada com Ele, temos que crer e entender que temos o Espírito Santo em nossas vidas para nos conduzir e somos assim feitos novas criaturas em Cristo.

E a maior de todas as seguranças que Jesus nos da é a certeza de que teremos a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário