08/09/2017

Boaz


Os heróis são mais fáceis de se admirar do que de definir. Eles raramente percebem seus instantes de heroísmo, e outras pessoas não podem reconhecer seus atos como heroicos. Eles simplesmente fazem a coisa certa no momento certo, quer percebam ou não o impacto causado por sua ação. Talvez a qualidade que compartilham seja uma tendência a pensar nas outras pessoas antes de si mesmos. 

Boaz era um herói.

Ao lidar com as pessoas, era sempre sensível às suas necessidades. Suas palavras para com seus empregados, parentes e outros eram generosas. Ele oferecia ajuda abertamente, não de má vontade. 

Quando descobriu quem era Rute, tomou várias atitudes para ajudá-la porque ela fora útil à sua sogra Noemi. Quando Noemi aconselhou Rute a pedir sua proteção, ele estava pronto a casar-se com ela, caso as implicações legais pudessem ser solucionadas.

Boaz não apenas fez o que era certo, como também o fez de imediato. É claro que ele não podia prever as implicações de todas as suas decisões. Ele não sabia que o filho que teria com Rute seria um ancestral de dois grandes personagens da história humana: Davi e Jesus. Ele apenas enfrentou o desafio de tomar a atitude certa diante da situação delicada.

Enfrentamos este desafio diariamente em nossas decisões. Assim como o parente mais próximo de Noemi, freqüentemente nos preocupamos em fazer a escolha mais fácil do que decidir pela correta, ainda que freqüentemente a certa esteja patente aos nossos olhos. Peça a Deus para lhe dar uma percepção especial em suas decisões hoje, bem como um compromisso renovado para fazê-las de forma correta.

Pontos fortes e êxitos:

Um homem de palavra.
Sensível aos necessitados, atencioso para com seus empregados.
Um agudo senso de responsabilidade e integridade.
Um homem de negócios, inteligente e bem-sucedido.

Lições de vida:

Pode ser heróico realizar o que deve ser feito e fazê-lo corretamente.
Deus freqüentemente usa pequenas decisões para executar seu grande plano.

Informações essenciais:

Local: Belém.
Ocupação: Rico fazendeiro.
Familiares: Elimeleque, Noemi e Rute.

Versículos-chave:

Rute 4.10 “E de que também tomou por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas”.


Sua história encontra-se no livro de Rute. Ele também é mencionada em Mateus 1.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário