24/10/2017

Natã


A Vida desse profeta correspondeu ao seu nome: “Aquele que foi dado por Deus”. Para Davi, ele foi uma dádiva necessária e proveitosa. Serviu-lhe como mensageiro de Deus, e revelou-se um fiel e destemido amigo e conselheiro, sempre disposto a falar a verdade, mesmo ciente que suas palavras poderiam lhe trazer um grande sofrimento.
Ao confrontar o rei Davi por seus inúmeros pecados de cobiça, roubo, adultério e assassinato, cometidos durante sua aventura com Bate-Seba, Natã foi capaz de ajudá-lo a reconhecer seus erros. O arrependimento de Davi permitiu que ele o confortasse através da promessa do perdão de Deus e lembrou-lhe, ao mesmo tempo, das dolorosas consequências que sua transgressão acarretaria. A abordagem de Natã ajuda-nos a julgar nossas atitudes. 
Quantas vezes fazemos as mesmas coisas que condenamos nos outros? Será muito útil perguntarmos como Deus e nossos semelhantes veem nossas ações. Infelizmente, temos uma grande capacidade de mentir para nós mesmos. Mas Deus ainda nos concede duas defesas contra nossos próprios enganos: sua Palavra e os verdadeiros amigos. 
Em cada caso, somos capazes de enxergar além de nós mesmos. Temos a Palavra de Deus. Deixemos que ela nos fale a nosso próprio respeito, mesmo que a verdade seja dolorosa. Senão tivermos um amigo como Natã, peçamos ao Senhor que nos dê um. E peçamos também a Deus que nos use como um Natã para nossos semelhantes.

Pontos fortes e êxitos:

Um confiável conselheiro de Davi.
Um profeta de Deus.
Confrontava com coragem; porém, de modo cuidadoso.

Fraquezas e erros:

Sua ansiedade de ver Davi construir um templo para Deus em Jerusalém, fez com que falasse sem ter recebido instruções divinas.

Lições de vida:

Não devemos ter medo de falar a verdade àqueles que amamos.
Um companheiro em quem podemos confiar representa uma das maiores dádivas de Deus.
Deus se preocupa em descobrir uma forma de se comunicar conosco quando agimos de modo errado.

Informações essenciais:

Ocupações: Profeta de Deus e conselheiro do rei.
Contemporâneos: Davi, Bate-Seba, Salomão, Zadoque e Adonias.

Versículos-chave:

2 Samuel 7.17 “Conforme todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi”.


A história de Natã encontra-se em 2 Samuel 7 a 1 Reis 1. Ele também é mencionado em 1 Crônicas 17.15 e 2 Crônicas 9.29 / 28.25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário