23/10/2017

Mical



Às vezes, só o amor não é suficiente, especialmente se ele não for mais que uma forte atração emocional exercida pelo herói sobre seu admirador. Davi, corajoso e jovem, deve ter representado para Mical, filha de Saul, um sonho que se tornou realidade. Seus sentimentos em relação a esse herói gradualmente tornaram-se evidentes para as outras pessoas e, quando seu pai soube desse amor por Davi, viu uma oportunidade de se livrar daquele que era seu rival em relação à lealdade de seu povo. Saul prometeu a mão de sua filha a Davi desde que conseguisse realizar a impossível tarefa de matar cem filisteus. Mas Davi foi vitorioso e, portanto, Saul perdeu sua filha e viu seu rival aumentar sua popularidade entre o povo.

O amor de Mical por Davi não teve tempo suficiente para ser comprovado pelas realidades do casamento, pois viu-se envolvida em salvar a vida do esposo. Seu rápido raciocínio ajudou-o a fugir, o que provocou a ira de Saul e sua consequência separação de Davi. Seu pai a deu em casamento a outro homem, Palti; no entanto, Davi a reconquistou.

Ao contrário de seu irmão Jônatas, Mical não possuía um profundo relacionamento com Deus que a teria ajudado a suplantar as dificuldades de sua vida. Por isso tornou-se amargurada e não conseguia compartilhar a alegre adoração de Davi a Deus, e chegou até mesmo a odiá-lo. Dessa forma, nunca gerou um filho a Davi.

Além de nos apiedarmos dela, precisamos ver Mical como uma pessoa que retrata nossas próprias tendências. Com que rapidez e facilidade ficamos amargurados com as inesperadas reviravoltas de nossa vida ! Porém, a amargura não é capaz de remover ou transformar as coisas ruins que nos acontecem, e muitas vezes só pioram situações que já não são boas. Por outro lado, a excelente disposição de corresponder a Deus lhe dá a oportunidade de revelar o lado bom de cada situação difícil. Essa disposição tem dois aspectos: pede a direção de Deus e busca- a em sua palavra.

Pontos fortes e êxitos:

Amava Davi e tornou-se sua primeira esposa
Salvou a vida de Davi
Conseguia raciocinar e agir com rapidez quando necessário

Fraquezas e erros:

Mentia quando pressionada
Deixou-se dominar pela amargura nos momentos mais difíceis
Em sua tristeza, odiou Davi pelo amor que ele demonstrava a Deus.

Lições de vida:

Somos mais responsáveis pela maneira como respondemos as circunstancias, do que nos acontece.
Desobedecer a Deus quase sempre prejudica tanto a pessoa que lhe desobedece, quanto aos seus semelhantes.

Informações essenciais:

Ocupação: filha de um rei, Saul, e esposa de outro, Davi.
Familiares: Pais, Saul e Ainoã; irmãos, Jonatas, Abinadabe e Malquisua; irmã, Merabe; maridos, Davi e Palti.

Versículo chave:

“2 Samuel 6.16 ‘‘Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração”.


A história de Mical encontra-se em 1 Samuel 14 a 2 Samuel 6. Ela também é mencionada em 1 Crônicas 15.29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário